Animal

Mais da metade dos cachorros no mundo está acima do peso por um motivo: o petisco

Giana Liebel, especial para Gazeta do Povo
14/09/2018 12:00
Thumbnail

Seu cachorro pode estar com sobrepeso por causa dos petiscos. Fique de olho! Fonte: Pixabay

Mais da metade dos cachorros do mundo está acima do peso de acordo com uma pesquisa realizada em cinco países, entre eles o Brasil. O levantamento aponta que 59% dos pets estão fora de forma, e o grande vilão pode ser os petiscos dados pelos tutores.
O estudo realizado pela Waltham Centre for Pet mostrou que 54% dos tutores entrevistados cedem aos apelos do cachorro para dar mais alimento. O restante pode ser relacionado a outras patologias.
De acordo com a veterinária Daniele Chami, o excesso de petiscos dados aos cães é uma das principais causas da obesidade canina em todo o mundo.
“Costumamos dar os petiscos como uma forma de agrado ao cachorro, por que temos um carinho por ele. Mas o tutor não deve ceder ao pedido do pet por uma comidinha a mais, respeitando a quantidade indicada na embalagem e alimentando com moderação”, explica.
O levantamento realizado no Brasil, China, Rússia, Estados Unidos e Reino Unido pode servir de alerta para tutores, já que os cachorros dependem única e exclusivamente deles para se alimentarem. A veterinária conta que, hoje em dia, há diversos petiscos mais naturais que também podem ser dados aos pets.

Frutas e verduras

Cães podem comer algumas variedades de frutas e verduras, mas sem casca e sem caroço. Foto: Creative Commons.
Cães podem comer algumas variedades de frutas e verduras, mas sem casca e sem caroço. Foto: Creative Commons.
Além de serem extremamente mais saudáveis, as frutas e verduras são alimentos que aguçam a curiosidade dos cães. Caqui, pera, maçã, banana, manga, melancia, melão, mamão, tomate, entre outros, podem ser dados para eles. Mas fique longe das frutas cítricas.
Além de optar por petiscos naturais, o tutor precisa tomar alguns cuidados. É necessário retirar a casca, as sementes, higienizar bem com água e nunca oferecer em excesso.
“Uma quantidade muito grande pode acarretar problemas não apenas de obesidade, mas também insuficiência renal e patologias futuras”, completa a veterinária Daniele Chami.
Já na parte das verduras, opções como couve flor, brócolis, cenoura e folhas cruas podem ser consumidos por eles sem perigo, mas também com moderação. Já a batata doce e o inhame devem ser cozidos, esfriados e, se possível, amassados. Também é necessário higieniza-los bem.
Por outro lado, a carambola, a cebola, pimenta, uva, abacate, chocolate e macadâmia estão proibidos para o seu pet, pois provocam distúrbios gástricos e intestinais.

Petiscos industrializados

Petiscos naturais podem ser a solução para uma vida mais saudável do seu cão.
Petiscos naturais podem ser a solução para uma vida mais saudável do seu cão.
O mercado já oferece opções mais saudáveis de petiscos industrializados, que podem ser assados e com ingredientes que proporcionam a saciedade do animal.
Mas é importante lembrar que, independente do tipo de guloseima – natural ou industrializada – o médico veterinário do seu cachorro deve estar ciente, e o petisco nunca deve substituir a ração.
Cachorro do ano
Seu cachorro é fofo e carismático? Acha que ele pode ser eleito o Cachorro do Ano da Gazeta do Povo? O concurso está com as inscrições abertas pelo site! Cadastre o seu melhor amigo!
Serviço:
Cachorro do Ano Viver Bem – Gazeta do Povo
Inscrições até dia 25 de setembro pelo site do concurso.
1ª Votação Popular: 1º a 16 de outubro
2 ª Votação Popular (os 20 mais votados): 24 de outubro a 11 de novembro
Resultado final: 01 de dezembro
LEIA TAMBÉM: