Animal

Quais os riscos e benefícios da catnip, conhecida como “erva dos gatos”?

Redação, colaborou Monique Portela
29/06/2017 11:00
Thumbnail

Foto: FurLined via Visual Hunt

Conhecida como “erva dos gatos” ou Catnip,Nepeta cataria é uma planta aromática vendida em petshops e até supermercados, que desperta o interesse dos felinos. Da mesma família da menta e da hortelã, a erva proporciona bem-estar físico e mental para cerca de 75% dos gatos em idade reprodutiva, ajudando a reduzir o estresse.
Nos felinos, a plantinha pode causar dois efeitos diferentes. Quando inalado, o cheiro da erva os deixa eufóricos e brincalhões. Já quando ingerida, a planta tem o efeito contrário, funcionando como calmante, relaxando os gatos.
Ambos os efeitos têm duração média de 10 minutos e depois é preciso aguardar cerca de meia hora para que a erva surta efeito no organismo dos gatos novamente. Ela é ideal para situações que deixam os gatinhos nervosos, como uma ida ao veterinário, ou até mesmo para ensiná-los a brincar com o arranhador ao invés do sofá.
Em entrevista ao Viver Bem, a especialista em comportamento animal e CEO da Pet Anjo, Carolina Rocha, ajudou a tirar dúvidas a respeito da erva:
Catnip vicia?
Não! O máximo que pode acontecer é o gato se habituar à erva e ela parar de fazer efeito. Por isso o ideal é brincar uma vez a cada duas semanas, de acordo com a especialista.

* * *

É possível ter uma “overdose” de catnip?
Se o gato ingerir uma quantidade maior do que a suportada pelo organismo, ele pode ter vômito ou diarreia. “Mas geralmente os gatos percebem quando foi demais, aí eles param. Então é muito raro isso acontecer”, afirma Carolina.

* * *

Existe alguma contra-indicação?

Não! Mas é importante ver como o gato reage ao estímulo do catnip— alguns felinos podem ficar extremamente agitados e até mesmo agressivos.

* * *

É possível usar catnip para adestrar gatos?

Sim! Para fazer com que o gato arranhe um brinquedo ao invés do sofá, por exemplo, Carolina sugere que o catnip seja salpicado em cima do brinquedo tão logo ele chegue em casa, durante três ou quatro dias. “Neste caso é muito importante colocar o brinquedo perto deste sofá que é destruído, não adianta colocar em outro cômodo da casa”, explica Carolina. Isso porque o gato cria uma “área de brincadeira” e dificilmente vai adotar outro lugar.

* * *

Todos os gatos sentem o efeito da erva?

Não. A sensibilidade para a erva é hereditária e cerca de 30% dos gatos não sentem seu efeito. Ela também não tem efeito em filhotes, apenas em gatos que atingiram a maturidade sexual. “A ação dessa substância depende de uma ativação de vias neuronais relacionadas a sexo, então só quando ele atinge esse período ele vai sentir o efeito”, explica a veterinária.

* * *

Gatos castrados também sentem o efeito?

Sim, porque os gatos castrados também tiveram este desenvolvimento que culmina na maturidade sexual. “Se forem castrados muito cedo, talvez sintam um pouco menos do efeito, mas não necessariamente”, pontua Carolina.

* * *

O catnip tem efeito em humanos? É perigoso deixá-lo perto de crianças?

A erva não causa efeitos em humanos e não tem efeito tóxico agudo, mas assim como qualquer outra substância, é importante cuidar com as crianças.

* * *

É verdade que fêmeas são menos sensíveis à ervinha do que os gatos machos?

Não! De acordo com a especialista, não há nada que comprove diferenças entre a sensibilidade de machos e fêmeas para a erva.

LEIA TAMBÉM: