Animal

Pets também precisam de check-up; veja quais são os exames e vacinas necessários

Daniela Drummond, especial para a Gazeta do Povo
23/06/2018 12:00
Thumbnail

Protocolo de vacina completo inclui a imunização contra a gripe e giárdia. Foto: Bigstock

Os animais de estimação são uma excelente companhia, mas além de atenção diária, os pets requerem dos seus tutores um cuidado especial com a saúde. É preciso manter as vacinas em dia, dar remédios para vermes e medicar periodicamente contra pulgas e carrapatos. Além disso, o ideal é escovar os dentes do animal todos os dias.
Das vacinas, as obrigatórias são a polivalente — que imuniza os animais contra doenças infectocontagiosas como a cinomose, hepatite infecciosa canina, parvovirose, leptospirose, adenovirose e a parainfluenza canina — e a da raiva. De acordo com a médica veterinária Camilla Alcalá, especialista em dermatologia, da clínica Otoderme, um protocolo completo de vacinas deve incluir também a vacina da gripe, a Pró-heart (que previne vermes do coração), contra a giárdia e a leishmaniose, sendo essas últimas vacinas para doenças zoonóticas ( ou seja, que passam do animal para o homem).
Segundo a médica veterinária, manter a imunização atualizada é uma maneira de proteger os animais das principais doenças infecciosas que acometem cães e gatos, que em sua maioria não tem cura e podem levar o animal a óbito. “Algumas vacinas são ainda para prevenir doenças que passam do animal para o homem. A vacinação, portanto, não tem somente importância na saúde dos animais e sim também na saúde pública”, explica Camilla.
Foto:Bigstock
Foto:Bigstock
Entre os problemas mais comuns entre os pets que não têm as vacinas em dia estão: doenças de pele, câncer, doenças infecciosas e desordens gastrointestinais. Uma forma de prevenir as duas últimas, além da  imunização anual do animal, é oferecer para o pet uma dieta alimentar própria e balanceada, de boa qualidade para a espécie, além da vermifugação adequada. “Infelizmente não há uma maneira de prevenir as doenças alérgicas de pele, e sim recorrer ao profissional especializado em dermatologia veterinária para um tratamento adequado”, diz a médica veterinária.

Check-up

Realizar um check-up anual pode contribuir para descobrir doenças em fases iniciais, aumentando a chance de tratamento. É bom fazer esse acompanhamento (que inclui consulta ao veterinário e eventuais exames, como os de sangue e imagem, que pode ser pedido pelo profissional), já que os animais toleram mais a dor e desconforto — o que faz que muitas doenças como anemias, tumores, doenças renais, hepáticas, cardíacas entre outras podem passar despercebidas aos olhos dos tutores.
A castração do animal também é uma forma de cuidar de sua saúde, pois impede problemas reprodutivos como infecção de útero, de próstata, tumores de mama e de testículo, que diminuem a expectativa de vida.
Outro alerta da veterinária Camilla Alcalá é sobre manter os pets bem abrigados. “Um cuidado único que se deve ter independentemente da espécie é mantê-los longe das ruas. Ou seja, gatos devem viver em locais telados, e cães só devem passear na presença do seu tutor e de coleira. A guarda responsável é uma realidade que deve ser levada em conta”, lembra a médica veterinária Camilla Alcalá.
LEIA TAMBÉM