Decoração

Casa zen

Larissa Jedyn
11/11/2007 20:23
No início foram as roupas, embaladas pela estética minimalista dos anos 90, quando menos era mais. Aos poucos os ambientes também esvaziaram-se: ganharam um futon, um vaso com bambu mossô, um altar para Buda e nada mais. Mas a verdade é que, por aqui, não basta um tatame para construir um doce lar. Os elementos orientais foram incorporados ao nosso estilo, devidamente misturados ao jeito brasileiro de arrumar a casa. Assim, Shiva ganhou um lugarzinho especial ao lado do Santo Antônio e o banho de ofurô pôde ser incrementado com ervas de descarrego…
Para os promotores de eventos Dado Dantas e Ilse Lambach, o altar tem de representar o clima do seu dono. Este da foto está no escritório deles e é composto pelo Buda da Alegria, acompanhado de duas dançarinas balinesas, conhecidas por animar as festas na Indonésia. Ao lado das imagens, candelabros em forma da flor de lótus, que representa a mão de Deus. “Para nós, o Budismo é uma filosofia de vida. Agradecemos ali o nosso trabalho e seguimos os preceitos de não agredir nem prejudicar ninguém. Acho legal misturar outros santos, num exercício natural de sincretismo religioso”, diz Dado.
Dá para fazer em casa: o chão da loja Perfeito Equilíbrio foi coberto por tapetes de bambu (o que ajuda a aquecer o ambiente), futons no assento e no apoio das costas, pufes de fibra, almofadas e a imagem de Buda. A dica, segundo a arquiteta Karina Kawano, é cuidar para manter a ergonomia e a harmonia nas dimensões (os futons baixos pedem mesinhas na mesma altura). “Esse tipo de decoração é despojada, pede que você tire os sapatos e sente-se sobre uma almofada.”
A simples contemplação da natureza pode ser uma forma de oração. Se você tiver um deque, pode instalar um ofurô tradicional ou um spa (como o da foto), jogar uma combinação de óleos essenciais, sal grosso, algumas ervas na água e relaxar olhando o pôr do sol. A sugestão de Dantas é decorar com imagens de divindades, velas e flores. Para instalar um ofurô em casa você vai precisar reservar uma área de 1,50 m (é o diâmetro de um ofurô pequeno), uma tomada 220V e entrada e saída de água. Os equipamentos modernos já contam com sistema de aquecimento.
A dupla de arquitetas Karina Kawano e Denise Maruishi criou para a edição da Casa Cor 2004 um quarto de moça inspirado no Japão e seus contrastes. A idéia foi reunir num mesmo ambiente o tradicional e o high tech, priorizando o conforto e o equilíbrio das formas. Na foto grande, cama de futon, almofadas coloridas, cortina de fibra ótica, duas torres para guardar as roupas e uma parede suspensa revestida de Darumas (bonecos da sorte). Do outro lado da mesma parede, um altar com a imagem de Buda e um bonsai. Separada só pelo tatame, outra parede, com ideogramas de amor, felicidade e saúde e uma coleção de deuses orientais.
A cobertura assinada por Dado e Ilse ganha na área próxima à piscina um recanto para relaxamento. Muitos elementos naturais, plantas, imagens, almofadas e cadeiras, que garantem o conforto para a hora da meditação e do descanso. Essa mesma proposta pode ganhar ainda a companhia de artefatos ultra-contemporâneos, como televisão de plasma, som e home theater.
Serviço: Dado Dantas e Ilse Lambach (promoção de eventos), fone (41) 3222-9063 Oficina das Velas, Av. Iguaçu, 1.280, conj. 5 Karina Kawano e Denise Maruishi (arquitetura), fone (41) 3339-1105 Perfeito Equilíbrio, Shopping Novo Batel, fone (41) 3014-3977.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!