Celebridades

Curitiba inspira autor de “Haja Coração”, próxima novela das 19h da Globo

Bruna Covacci
10/03/2016 22:00
Thumbnail

Daniel Ortiz no Nomaa Hotel. Foto: Fred Kendi. | Gazeta do Povo

O clima cinza e indefinido de Curitiba fez com que Daniel Ortiz, 43 anos, autor de Haja Coração, próxima novela das 19h da Rede Globo, se tornasse um habitué da cidade. Ao visitar um amigo que vive aqui, ele se deu conta que o trabalho estava rendendo mais do que em São Paulo, cidade em que vive.
Depois disso criou uma nova rotina. Divide sua agenda entre 10 dias na terra da garoa onde as gravações da trama já começaram e 10 dias no Nomaa, hotel butique cinco estrelas localizado no Batel. Foi lá que Ortiz nos recebeu. “É a quarta novela que faço com a Rede Globo, sempre escrevi de São Paulo e poder variar os ares tem sido bem bacana”, diz. Segundo ele, uma das grandes vantagens de estar aqui é não se preocupar com a correria do dia a dia, o estresse e a agenda cheia de compromissos.  “Eu consigo ficar bem focado”, comenta.
LEIA TAMBÉM
O autor prefere escrever em dias cinza. “É muito ruim você ficar dentro de casa escrevendo com um dia lindo lá fora, com todo mundo na rua”, fala. Para ele, Curitiba é uma cidade cool e tranquila, mas a rotina do trabalho não tem permitido que ele faça muito turismo. “Eu até vou correr no parque para espairecer, mas escrever novela é uma maratona, você precisa estar muito focado”, diz.
A novela
“Haja Coração” faz uma releitura de “Sassaricando”, de Silvio de Abreu, exibida em 1987. A novela trará alguns personagens emblemáticos da primeira, mas é totalmente trabalhada como uma nova proposta contemporânea, romântica e divertida. “Tudo terá outros rumos”, diz o autor. No enredo, romance e humor se unem em uma história pulsante, no mosaico de culturas que é São Paulo. Cenário de contrastes, que dita tendências, é vanguarda na moda, na arte, no estilo de vida e centro econômico do país. Daniel a define como uma comédia romântica.
Uma jovem e sensual feirante se divide entre o amor da infância – um caminhoneiro – e as investidas de um publicitário rico que surge em seu caminho. Tancinha (Mariana Ximenes) desde os 15 anos namora o vizinho Apolo (Malvino Salvador), com quem sonha se casar. Quando o desejo está prestes a virar realidade, Beto (João Baldasserini) entra em sua vida, disposto a conquistá-la – a princípio, para ganhar uma aposta. O charme do publicitário confunde os sentimentos de Tancinha e a deixa dividida. Como se não bastasse isso, a irmã de Beto, Tamara (Cleo Pires), uma mulher moderna, louca por adrenalina, começa a se envolver com Apolo, numa das idas e vindas do namoro dele com a feirante. Entre encontros e desencontros desse quarteto, Tancinha e Apolo vão se esbarrar e balançar um pelo outro muitas vezes.
Leitura do primeiro capitulo Haja Coração - Malvino Salvador, Marcela Valente, Marcelo Medici, Daniel Ortiz, Ellen Roche e Agatha MoreiraCrédito: Globo/Estevam Avellar
Leitura do primeiro capitulo Haja Coração - Malvino Salvador, Marcela Valente, Marcelo Medici, Daniel Ortiz, Ellen Roche e Agatha MoreiraCrédito: Globo/Estevam Avellar
Fortes emoções estão reservadas também para o conflito entre duas famílias. De um lado, os Di Marino, cuja chefe da casa é Francesca (Marisa Orth), mulher batalhadora que criou sozinha os quatro filhos – Tancinha, Giovanni (Jayme Matarazzo), Carmela (Chandelly Braz) e Shirley (Sabrina Petraglia) – depois que o marido desapareceu. Do outro lado, a rica família Abdala, sinônimo de luxo e ostentação na sociedade paulistana. Francesca tem certeza de que Aparício (Alexandre Borges), casado com Teodora Abdala (Grace Gianoukas), pai de Fedora (Tatá Werneck) e vice-presidente do Grand Bazzar, é o responsável pelo sumiço de seu marido e não vai descansar até conseguir descobrir o que realmente aconteceu.
Fedora ( Tatá Werneck ) na Avenida Paulista fazendo Snapchat.
Fedora ( Tatá Werneck ) na Avenida Paulista fazendo Snapchat.
Fedora Abdala ainda é responsável por tratar uma questão contemporânea: o vício das redes sociais e o “vale tudo por um like”. Para isso, a personagem já tem até conta no Instagram (@fedoraabdala).