Celebridades

Sim, você pode ser uma loira platinada

Camille Bropp Cardoso
11/03/2015 15:23
Thumbnail

Kim Kardashian retocando o tom: "É difícil essa vida de cafetina platinada", escreveu no Instagram

Sobrancelhas escuras, pele morena, cabelo branco. A estrela de reality show (na falta de outro título mais preciso) Kim Kardashian, de 34 anos, anunciou no último dia 5, no Instagram, essa sua nova “configuração” estética — e a fotografia já tem milhões de curtidas.
Polêmico alguns anos atrás, o visual platinado (loiro frio, ou ice blond) hoje está liberado para morenas e mulheres de peles quentes. Motivo: se a mudança for bem feita e cercada de outros cuidados — como alterar também os tons da maquiagem e das roupas –, a moça em questão tem tudo para parecer o ser mais fashion da vizinhança.
Para “segurar” o platinado, Kim passou a usar delineados mais geométricos nos olhos e tons mais rosados para o batom, por exemplo. A medida é interessante para evitar o efeito de palidez extrema que, no caso de mulheres morenas, pode realçar olheiras e manchas. Palidez essa que também pode ser uma cilada para mulheres de pele fria e rosada. Outro porém é a personalidade: o loiro chama mais a atenção, o que pode ser ruim para pessoas introvertidas, mas ótimo para quem quer chamar a atenção.
O Viver Bem consultou três profissionais de visagismo (técnica para harmonizar cabelos e rosto) de Curitiba para saber a opinião deles sobre essa mudança quando feita por famosas de pele e personalidades bem diferentes. Veja abaixo o que disseram Glauco Queiroz (do Torriton), Wanessa Rengel e Isabel Cristina, do IC Hair:
Kim Kardashian
Kim em fevereiro e em março.
Kim em fevereiro e em março.
Glauco: “Ela escolheu um tom bem frio, um platinado acinzentado. Acho legal exatamente porque ela tem pele morena. Se tivesse feito um tom mais dourado, acabaria ficando feio, fora de moda, na minha opinião. O interessante é que ela tem bastante cabelo, o que é bom para essa mudança. Do contrário, poderia dar a impressão de cabelo ralo, com o couro cabeludo meio à mostra”.
Wanessa: “Ela tem perfil de pessoa que gosta de chamar atenção, por isso não vejo problemas em ser loira. Mas avalio que o loiro parece manchado, como se a mudança tivesse sido feita da noite para o dia. Acredito que ela parecia mais misteriosa de cabelo escuro, ressaltava os olhos caramelo dela. O novo contraste da sobrancelha com a pele ficou impactante demais e não dá sensação de beleza, na minha opinião. Ela pode, sim, ser loira, mas o tom e o trabalho foram mal escolhidos”.
Isabel: “As regras de combinar tom de pele e de cabelo mudaram. Quem fez a descoloração dela viu que um tom frio ficaria bom, o que não ocorreria com um ruivo ou um loiro mais amarelado. Ficou bonita a sobrancelha escura, esfumaçada. As pessoas têm que mudar se têm vontade e encaram o visual”.
Miley Cyrus
Miley em 2010 (à esq.) e em 2012
Miley em 2010 (à esq.) e em 2012
Glauco: “Gosto. A pele é rosada, mas nem tanto, então um cabelo branco fica bom. Legal que ela somou a cor a um corte com nuca e laterais mais curtas, que é moderno. E ela faz o certo: aproveitar o corte do cabelo. Tem corte moderno que não é usado da forma certa no dia a dia e fica o contrário. Por isso, para favorecer o corte, é preciso que a pessoa consiga reproduzir o visual em casa”.
Wanessa: “A pele é fria, a cor de cabelo também, então casou. O cabelo foi muito bem feito e simboliza o momento de carreira em que ela está. Ela quis se mostrar extrovertida, cheia de energia, com outro tipo de música”.
Isabel: “Não gostei muito, não sei se foi o tom ou o corte. Usaria uma raiz mais escura, talvez. Ela tem um tom de pele adequado para o loiro frio, mas o tom pede maquiagem impactante, não pode ficar tudo muito igual.”
Shakira em 2009 (à esq.) e em 2014
Shakira em 2009 (à esq.) e em 2014
Glauco: “Ela faz uma coisa inteligente, que é deixar a raiz em tom sutilmente mais escuro e platinar as pontas. O degradê é bom. Se descolorisse todo o cabelo não ficaria legal e ainda preserva o cabelo dela”.
Wanessa: “Gosto porque ela baixou todo o contraste do rosto. Ou seja, não esqueceu de descolorir a  sobrancelha. Fica bonito e você chama atenção para todo o rosto, e não só para a sobrancelha”.
Isabel: “Creio que ela deve usar muita maquiagem para disfarçar o tom de pele, que acho difícil de combinar com outras cores de cabelo. E acredito que use megahair, porque é complicado manter um cabelo comprido e prateado. Apesar de usar loiro há mais de dez anos, sabemos que ela é morena, então deve sofrer para manter o tom”.
Carolina Dieckman
Carolina em 2014 (à esq.) e em 2006
Carolina em 2014 (à esq.) e em 2006
Wanessa: “Os dois ficaram harmônicos na pele bronzeada dela, mas os olhos dela parecem mais destacados e claros com o loiro mesclado [da esquerda]. Também foi uma boa escolha de platinado. A maquiagem está muito bem feita. Pessoas que querem adotar um tom de cabelo que não combina com a sua pele ficam meio reféns de maquiagem”.
Isabel: “O loiro frio ficou legal, mas acho que um tom de mel, natural, fica mais chique. O platinado não me parece o perfil dela”.
Glauco: “Para ela, que tem a pele super clara, ficou legal. Chama a atenção. Gosto de platinado com franja, só tem que ter cuidado para não evidenciar nariz grande.”