Celebridades

SINTONIZANDO: A tevê é delas!

Willian Bressan
07/03/2015 20:35
Thumbnail

Regina Duarte em Malu Mulher: revolução na telinha.

Lembram da “gracinha” Hebe Camargo? Pois Hebe esteve presente na tevê desde a inauguração, em setembro de 1950, até morrer, em 2012. Se estivesse viva, a atriz, cantora e apresentadora completaria hoje 86 anos, e com certeza estaria apresentando seu programa. Saudades!
Janete Clair, a maior autora de novelas do país, costumava declarar em entrevistas que, desde a primeira novela dela, a mulher aparecia com função social e trabalhava fora de casa. Mas, num contexto geral, ela ainda era submissa e buscava apenas o herói dos seus sonhos, como nos folhetins do século 19.
Foi só no fim da década de 1970, com Malu Mulher, série protagonizada por Regina Duarte, que isso começou a mudar. Afinal, Malu era uma socióloga paulista, divorciada e mãe de uma menina de 12 anos. Um avanço enorme para um país machista e sob a censura de um regime militar. O seriado debatia ainda a condição da mulher emancipada que, diante de uma liberdade recém-conquistada, queria assumir responsabilidades sem precisar se submeter à figura do marido. Malu Mulher falava para essa nova mulher, que tentava tomar conta do próprio destino.
Na década seguinte, Marília Gabriela tomaria de assalto a grande da TV Globo com o também inovador TV Mulher. Com a participação de Ney Gonçalves Dias, Clodovil Hernandez e Marta Suplicy, ao som de “Cor de Rosa Choque”, de Rita Lee, e direção de Herval Rossano, o programa abria espaço para discutir os problemas da mulher da nova década.
A partir de então, a televisão seria dominada por mulheres emancipadas, donas de suas vidas, e é a elas a quem devemos agradecer. Obrigado Hebe, Janete Clair, Ivani Ribeiro, Glória Perez, Regina Duarte, Marília Gabriela, Leda Nagle e tantas outras mulheres que fazem parte da história da tevê brasileira.
INTERVALO
Dupla de sucesso – Lícia Manzo e Jayme Monarjdim voltam a apresentar um novo trabalho na tela da RPC. A novela Sete Vidas estreia no horário das 18 horas discutindo a nova configuração de família. Vale a pena acompanhar o novo trabalho dos dois, responsáveis pelo sucesso de crítica A Vida da Gente.
Gola Flamel – O Canal Viva já decidiu qual novela irá voltar ao ar no lugar de O Dono do Mundo. Será Fera Ferida, de Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzsohn, exibida no horário nobre entre novembro de 1993 e julho de 1994. A novela é lembrada, entre outras coisas, por colocar na moda as camisas sem gola, usadas pelo personagem Raimundo Flamel (Edson Celulari).