Celebridades

Triunvirato feminino comanda Babilônia

Willian Bressan
14/03/2015 15:58
Thumbnail
Depois do Comendador e seu império das joias, o horário nobre vai ser tomado por outro reino. Babilônia estreia nesta segunda-feira (16) na RPC, e acompanha a ambição de três protagonistas: Regina (Camila Pitanga), Inês (Adriana Esteves) e Beatriz (Gloria Pires). As duas últimas, que já viveram antagonistas famosas da história da tevê brasileira, prometem ser o grande diferencial da sucessora de Império, que pecou na falta de uma boa vilã.
Escrita por Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga, Babilônia acompanha a história de Beatriz (Gloria Pires),  uma mulher privilegiada, que tem sede de poder e usa sua sensualidade para conseguir o que quer. Inês (Adriana Esteves) não é tão privilegiada assim, mas é tão sem caráter quanto. É frustrada e tem verdadeira obsessão pela amiga de infância, Beatriz.  Já Camila Pitanga foi escolhida para viver a heroína da história. Batalhadora, vai provar que é possível alcançar seus sonhos sem passar por cima dos outros.
Por meio delas e suas relações, os autores garantem apresentar um enredo de ganância e poder, ética e crítica social. A trama traz à tona o melhor e o pior que a ambição pode gerar. Um crime entrelaça a vida das três mulheres e uma relação de chantagem faz com que Beatriz e Inês disputem um jogo de poder e equilíbrio de forças. As protagonistas convivem no Leme, marca registrada da babel carioca, onde todas as classes sociais se cruzam.
Babilônia é um melodrama urbano, contemporâneo. A base é folhetinesca: a vida de três mulheres é entrelaçada a partir de um crime. Na minha opinião, a espinha dorsal de uma novela deve ser folhetinesca. Eu sou despudorado. Escrevo tramas recheadas de reviravoltas, segredos, confrontos e armações. Os clichês devem ser usados, afinal, não sobreviveram até hoje e se tornaram clichês à toa. Mas com bom senso, para não perder a verossimilhança. É preciso usar elementos contemporâneos para que a trama interesse ao público atual. A roupagem é atual, sobre uma base folhetinesca sólida e clássica”, explica Ricardo Linhares, que assina o texto ao lado de Gilberto Braga e João Ximenes Braga.
O título da novela foi escolhido pelos autores por ter uma gama de significados e remeter à lenda bíblica. “Uma lenda de decadênica, opulência, que tem muito a ver com os embates de nossos personagens”, ilustra João Ximenes Braga.
Além do trio de protagonistas, a novela vai mostrar grandes damas do teatro e da televisão em papéis bem diferentes. Fernanda Montenegro interpretará a ativista Tereza, que mantém um relacionamento de muito anos com Estela (Nathália Timberg). O casal vai discutir o preconceito e o romance homossexual na terceira idade.
Nathália Timberg e Fernanda Montenegro vivem um casal na novela: preconceito em xeque. Fotos: Divulgação/TV Globo
Nathália Timberg e Fernanda Montenegro vivem um casal na novela: preconceito em xeque. Fotos: Divulgação/TV Globo
Com gravações em Dubai e Paris, Babilônia é ambientada no Rio de Janeiro e tem direção geral e de núcleo de Dennis Carvalho.
Lançamento em Curitiba
O ator Bruno Gissoni interpreta Guto Rangel em Babilônia. Filho mimado do primeiro casamento de Evandro Rangel (Cassio Gabus Mendes) e que conta com a cumplicidade da madrasta Beatriz (Gloria Pires) para aprontar todas na história. É o primeiro vilão de Bruno na tevê, e ele conversou sobre isso com o Viver Bem no lançamento da novela em Curitiba: “Guto é mimado e acha que tudo pode ser comprado. Ele só quer gastar o dinheiro do pai e os valores são totalmente invertidos na cabeça dele. Não sei se ele faz por maldade, acredito que por inconsequência. Ele quer causar na vida e acaba fazendo besteira, acreditando que o dinheiro e o poder do pai vão sempre livrá-lo das situações”, resumiu.
Bruno Gissoni como Guto Rangel: filhinho de papai.
Bruno Gissoni como Guto Rangel: filhinho de papai.
Bruno também declarou que está sendo uma experiência enriquecedora participar da novela, uma vez que o núcleo dele é formado por atores como Gloria Pires e Cassio Gabus Mendes. “Ir gravar está sendo uma verdadeira faculdade para mim, pois a novela tem muitos atores maravilhosos”, disse.
Sobre a novela, ele disse que o público pode esperar o melhor, pois o casamento de Gilberto Braga e Dennis Carvalho vem de anos e, além do elenco, o texto é muito bom.
O lançamento de  Babilônia em Curitiba contou com diversas atrações para toda a família: oficina de slackline — esporte praticado por Guto e seus amigos na novela –, paredão de escalada, oficina de cupcake, brinquedos infláveis, jogos de tabuleiro e muito sorvete. Os adultos também puderam aproveitar os serviços gratuitos para cuidar da saúde e do bem-estar com atendimentos para aferição de pressão e glicemia e massagem.
A festa foi na Rua da Cidadania do Pinheirinho, no últimosábado (14).