• Carregando...
(Foto: Bigstock)
(Foto: Bigstock)| Foto:

Os brinquedos que as crianças mais desejam nem sempre são os mais baratos, às vezes estão em falta nas lojas ou poderiam muito bem ser substituídos por brincadeiras e momentos divertidos com os pais. Se você estiver pensando em trocar a ida ao shopping por um agrado diferente, o Pinterest separou os 10 presentes Faça-você-mesmo, ou DIY (Do It Yourself, em inglês), mais buscados na plataforma durante a semana do dia das crianças.

Confira 10 sugestões de presentes DYI!

Geleca cósmica

(Foto: Pinterest)
(Foto: Pinterest)

Se a geleca tradicional já chama a atenção das crianças, a geleca cósmica é ainda mais atrativa. A receita (confira abaixo) segue a original, com o uso de cola branca e corantes diversos, mas leva ainda na composição o uso da purpurina, que dá o ar ‘cósmico’ no brinquedo.

Nenhum ingrediente da composição agride a saúde e a brincadeira ajuda ainda a desenvolver a coordenação motora fina, pois exige que a criança crie objetos com as mãos.

Veja a receita: 

Ingredientes

1 cola glitter ou cola branca + corante alimentício (nas cores azul, violeta e roxo)

Purpurina

Água boricada

Bicarbonato de sódio

Modo de preparo

Misture a água boricada ao bicarbonato de sódio. A quantidade depende de quanto de geleca será feito, mas é importante acrescentar o bicarbonato até as bolinhas sumirem. Em outro pote, coloque a cola glitter e a purpurina e misture, aos poucos, a massa feita com o bicarbonato e a água boricada – talvez você não utilize todo o líquido da primeira mistura.

***

Carimbo feito com rolhas

(Foto: Pinterest)
(Foto: Pinterest)| Picasa

Separe a tarde do dia das crianças para criar histórias com seus filhos a partir de carimbos coloridos, criados por vocês, em casa. Para montar os carimbos, basta separar algumas rolhas de cortiça – aquelas das garrafas de vinho – e pedaços de EVA recortados em formato de símbolos, além de tintas do tipo guache coloridas.

Recorte o EVA em diferentes formatos, como estrela, coração, flor, casa, cachorro, etc. Cole o tecido com cola quente em uma extremidade da rolha. Espere secar bem e libere as tintas para as crianças! Vale buscar um EVA grosso para que a imagem fique bem nítida.

***

Copos divertidos e personalizados

(Foto: Pinterest)
(Foto: Pinterest)

Copos de super-herois e temáticos estão na moda, mas não precisam custar uma fortuna. Crie os copos com o personagem que seus filhos adoram de forma fácil, rápida – e os transforme em presentes para o dia das crianças!

Para fazer o copo, você vai precisar de: 

1 copo simples, de plástico, colorido – fácil de encontrar em lojas de artigos para casa

1 brinquedo pequeno, da preferência da criança, que consiga ser transformado em uma “alça” (como o da foto). Pode ser um personagem que ela goste ou um brinquedo genérico.

Modo de fazer:

Cole o brinquedo na lateral do copo com cola específica, de forma a criar uma “alça”. Espere secar. Uma sugestão é pintar o brinquedo da cor do copo, para ficar uniforme, ou mesmo deixá-lo nas cores originais. Para pintar, você pode usar um spray.

***

Jogo da velha diferente

(Foto: Pinterest)
(Foto: Pinterest)

Usando pedaços de feltro, é possível fazer um jogo da velha bem diferente e criativo. Confira o passo a passo:

Com feltros de cores diferentes, crie dois personagens para o jogo. Com uma caneta ou tinta para tecido, desenhe seus rostos nos pedaços e forme, pelo menos, 4 peões de cada personagem.

Em um pedaço maior e quadrado do feltro, forme o “tabuleiro”. Com linha e fio, crie as divisórias do jogo, como na foto acima. Depois, é só jogar!

***

Horta para crianças

(Foto: VisualHunt)
(Foto: VisualHunt)

Introduza as crianças à natureza em qualquer lugar – mesmo em um apartamento pequeno – com uma horta em casa. Além de ser uma boa aula de biologia, as crianças aprendem a se interessar por frutas e vegetais, podendo melhorar até a alimentação.

Para montar uma horta, separe os seguintes itens:

1 jardineira plástica pequena, fácil de encontrar em lojas de materiais de construção

2 kg de argila expandida

20 centímetros de manta bidim

4 kg de terra orgânica

diferentes mudas, como cheiro verde, salsinha e cebolinha

Monte a horta colocando primeiro a argila expandida, então a manta bidim e, por cima, a terra orgânica. Coloque, então, as diferentes mudas e regue.

***

Cabana em casa

Montar uma cabana não precisa ser difícil e nem um amontoado de almofadas no chão da sala. Existem cabanas de vários modelos e níveis de dificuldade, adaptáveis a qualquer ambiente. Confira alguns:

Vassouras e lençol

(Foto: Pinterest)
(Foto: Pinterest)

Com 7 cabos de vassouras, forme um quadrado e um ‘U’. Prenda os bem, encostados pelo cabo superior, de forma a montar uma cabana simples. Prenda, então, o lençol com laços ou fitas nos cabos, na parte lateral da cabana.

Cabana na mesa de jantar

(Foto: Pinterest)
(Foto: Pinterest)

Use a estrutura da mesa do jantar para formar a cabana e, com um tecido grosso por cima – que pode ser personalizado com janelas e portas, forme uma cabana moderna. No interior, inclua muitas almofadas, tapetes, além dos brinquedos favoritos das crianças.

Cabana presa ao teto

(Foto: Pinterest)
(Foto: Pinterest)

Um modelo mais permanente é prender o tecido ao teto, por meio de uma argola e, com um alargador, formar a cabana no quarto da criança, como no da foto.

***

Bonecas de feltro

Personagens da Disney, princesas e super-herois são apenas algumas das opções que podem ser transformadas em bonecos de feltro. Aos pais que tiverem um pouco mais de prática no recorta/costura/cola, abaixo estão algumas sugestões de personagens que fazem sucesso no mundo das crianças:

(Foto: Pinterest)
(Foto: Pinterest)
10 brinquedos para fazer em casa e que as crianças podem ajudar

***

Cai-não-cai de sucata: jogos recicláveis

(Foto: Pinterest)
(Foto: Pinterest)

Com uma garrafa pet, palitos de churrasco e bolinhas de gude, é possível criar um jogo novo, divertido e tradicional, como o cai-não-cai.

Primeiro, faça os furos com os palitos de churrasco na metade da garrafa pet limpa. Então, inclua as bolinhas com delicadeza, para que elas fiquem paradas na parte superior da garrafa.

Depois, chame as crianças para a brincadeira! Quem conseguir tirar mais palitos de churrasco, sem derrubar as bolas de gude, vence a partida.

***

Fantoches de feltro

Outra brincadeira muito buscada na rede social é como fazer fantoches a partir do feltro. O brinquedo também é indicado aos pais mais habilidosos no corte e costura, pois exige destreza e atenção aos detalhes. Confira abaixo alguns modelos sugeridos:

(Foto: Pinterest)
(Foto: Pinterest)

***

Futebol de mesa

(Foto: Pinterest)
(Foto: Pinterest)

Que tal montar uma mesa de pebolim em uma caixa de sapato? Para isso, você vai precisar de alguns itens:

1 caixa de sapato

4 palitos de churrasco

10 grampos de roupa

1 bola de pingue-pongue

Cola e tintas coloridas, além de papel de presente para encampar a caixa de sapato

Pinte os palitos e os grampos da cor que desejar e encape a caixa de sapato para deixá-la mais bonita. Fure as laterais da caixa de sapato com os palitos de churrasco e, então, prenda neles os grampos de roupa com cola.

Faça duas aberturas nas laterais da caixa de sapato, de forma a servir como aberturas dos gols.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]