Comportamento

Camila Rehbein

10 coisas que te fazem perder tempo pela manhã

Camila Rehbein
06/04/2016 11:00
Thumbnail

Os pequenos hábitos matinais podem influênciar todo o seu dia. | Foto: Pixabay

A forma como você começa suas manhãs podem influenciar positivamente ou negativamente todo o seu dia (e até a sua semana inteira), mas diferente do que se imagina, são as pequenas coisas que nos tiram do eixo e não as maiores. De acordo com os especialistas, a rotina matinal é geralmente prejudicada por não respeitarmos a calmaria que ela necessita para dar equilíbrio ao corpo e principalmente ao dia. “Devemos aprender a honrar os ritmos naturais de nossos dias e de nossa vida. Podemos viver como as oliveiras, que produzem azeitonas por centenas de anos, e não como nossos celulares, que são fabricados para durar apenas um ou dois anos”, exemplifica a socióloga americana, Christine Carter, em seu livro Ponto de Equilíbrio.
LEIA TAMBÉM:
Para ajudar a ser mais produtivo pela manhã, primeiro tente perceber o que está tomando mais tempo e não te ajuda a ser alguém mais organizado. Para te ajudar, selecionamos 10 atividades que você pode estar fazendo e que drenam seu tempo antes de sair de casa. Vale ressaltar que algumas delas podem ser solucionadas facilmente se organizando na noite anterior. Confira:
1- Fixar um horário para acordar fora da realidade
Se você sabe que não consegue acordar cedo, não tente colocar seu despertador para tocar as 5 horas da manhã. Apertar a “soneca” no celular várias vezes não é nada benéfico para sua saúde e é uma excelente forma de começar o dia com o pé esquerdo. Além de te acordar, negligenciar a hora certa de despertar confunde o seu cérebro e faz com que você se sinta tonto e desorientado. Ajuste o despertador para um horário mais real e resista a vontade de dormir “só mais cinco minutinhos”.
2- Preparar o café logo ao acordar
A menos que você seja um expert em cafés e saiba como fazê-lo bem rapidamente, fazer seu café é mais um motivo para se atrasar. Para solucionar o problema, programe sua cafeteira para fazer o café por você na noite anterior. Além de acordar com cheirinho de café, basta chegar na cozinha e se deliciar.
3- Ligar a TV
Concorrente direta dos smartphones e daquela conferida rápida nas redes sociais, ligar a TV pela manhã não tem nada de positivo. Passar tempo demais em frente a telinha pode te distrair e atrasar todo o andamento das atividades. Tente manter a TV desligada para que você possa se concentrar no que importa.
4- Deixar o banheiro bagunçado
Seu tempo no banheiro precisa ser tão eficiente quanto qualquer outra atividade do seu dia. Se ele está bagunçado e você não acha nem a esponja de banho, está na hora de dar uma repensada nele. Coloque as coisas que você usa diariamente na sua frente, para que elas estejam em um lugar de fácil acesso.
5- Esquecer de checar a previsão do tempo
Talvez esse erro você cometa com menos frequência, ainda mais morando em Curitiba, mas se você ainda não criou esse hábito ele pode ser um dos motivos para sua manhã não render. Já aconteceu de você planejar um look lindo e no dia não conseguir usar porque está chovendo canivetes? Pois é. Nada pior que se sentir perdido por não saber com o que substituir por não ter dado aquela conferida na meteorologia.
6- Deixar a cozinha bagunçada no dia anterior
Não tem prato limpo, colher ou qualquer outro utensílio que você precise para o café da manhã. Com certeza passar alguns minutos organizando a louça e lavando o que precisa ser usado não é a melhor coisa para otimizar seu tempo. Evite deixar louça suja e sempre lave na noite anterior o que ficou sujo. Além de deixar o ambiente muito mais bonito e higiênico, economiza preciosos minutos.
7- Fazer a marmita minutos antes de sair
E aí você está sem grana para almoçar fora e esqueceu de fazer sua marmita por ter deixado para a última hora. Sim, é muito provável que você faça parte desse time de esquecidos. Porém há como se livrar desse drama: aproveite um tempinho antes de dormir para preparar nos potinhos sua refeição do dia seguinte. Com certeza você irá se alimentar melhor e com muito mais variedade.
8- Checar e-mails
De todas as atividades que você não deve fazer, talvez esta seja a principal. As horas da manhã em casa não devem ser misturadas com o trabalho e olhar seus e-mails se enquadra nessa questão. Espere para lidar com sua caixa de entrada somente quando chegar ao trabalho, ou se você trabalha em casa, somente no horário dedicado a isso. Fora isso. Fuja dessa atitude como se estivesse correndo de um leão faminto.
9- Sapatos desorganizados
Não deixar seus sapatos organizados em um só lugar pode ser um problema também. Quando você precisa de um par específico para combinar com a roupa X e você não sabe se deixou o par na lavanderia, na sala, debaixo da cama é motivo para perder muito tempo de manhã. Faça questão de mantê-los sempre no mesmo lugar para não ter problemas quando precisar deles.
10- Não lavar a roupa com frequência
Muitas vezes, a sensação de não ter o que vestir pode ser ocasionado por não ter as roupas lavadas com frequência. Dedique um tempinho quando chegar em casa para lavar o que estiver sujo e quando estiverem limpas separe o que vai usar antes de dormir.