Comportamento

Redação

Deixar a porta aberta durante a ceia e outras curiosidades sobre o Natal

Redação
16/12/2018 12:00
Thumbnail

Está chegando o Natal. Você sabe tudo sobre a data? Foto: Pixabay

Nem todo mundo celebra o Natal da mesma maneira e há fatos sobre a celebração que poucos conhecem.  Selecionamos 10 curiosidades sobre a época do Natal e ano-novo para quem ainda não entrou no clima e para quem é apaixonado pela data.
1) Árvore de Natal tupiniquim. A primeira árvore de Natal montada no Brasil foi em 1909, no Rio Grande do Norte.
2) Toca o sino, em inglês.  Jingle Bells, música natalina tradicional, foi também a primeira música cantada no espaço, no dia 16 de dezembro de 1965.
3) Quem teve a ideia? A árvore de Natal pode até ter sido uma criação da Alemanha, de acordo com uma das teorias, mas foram os ingleses que popularizaram o símbolo tradicional. Estima-se que os ingleses tiveram contato com a tradição de montar a árvore na época do Natal em 1850, quando a rainha Vitória montava árvores enormes na residência de férias, na ilha Wight. Depois, a população britânica passou a imitá-los.
Segunda edição de festa natalina na cidade histórica do Paraná durará uma semana. Foto: Marina Khrapova / Unsplash
Segunda edição de festa natalina na cidade histórica do Paraná durará uma semana. Foto: Marina Khrapova / Unsplash
4) Luzinhas na árvore. Foi Edward Johnson, assistente de Thomas Edison, o inventor da lâmpada elétrica, quem teve a ideia, em 1882, de colocar luzinhas nas árvores de Natal. A população só pode comprar as luzinhas, porém, a partir de 1890, nos Estados Unidos, quando foram produzidas em massa.
5)  Missa do Galo. Levar um galo ao ato religioso era um costume em Portugal, Espanha e mesmo no Brasil. Se o animal cantasse, isso seria um sinal positivo para o ano seguinte.
6) Joyeux Noël. A frase ‘Feliz Natal’ pode ser bem diferente em outras línguas, mas entre as derivadas do Latim, é bem parecida: em francês, Joyeux Noël; em espanhol: Feliz Navidad; em italiano: Buon Natale.
Na Espanha, acende-se uma vela na virada do dia 24 a 25 de dezembro ao lado da manjedoura com o menino Jesus. Foto: VisualHunt<br>
Na Espanha, acende-se uma vela na virada do dia 24 a 25 de dezembro ao lado da manjedoura com o menino Jesus. Foto: VisualHunt<br>
7) Noite Feliz. A canção ‘Noite Feliz’ nasceu na Áustria, em 1818, na cidade de Arnsdorf. Quando ratos entraram no órgão da igreja e roeram os foles, o padre foi buscar um instrumento que pudesse substituir o antigo, para que o Natal não passasse sem música. Durante a procura, imaginou como teria sido a noite em Belém e surgiu a melodia.
8) Cores natalinas. O verde simboliza a vida e o renascimento; o vermelho representa o sangue de Jesus Cristo e o dourado referencia a luz, riqueza e realeza.
9) Ceias diferentes. Os franceses comem patês de trufas e frutos do mar na ceia de Natal, enquanto os portugueses não dispensam o bacalhau. Os alemães não comem peru e nem farofa, os italianos comem enguia e, na Espanha, é tradição a Rosca dos Reis Magos, com brinquedos no interior da massa.
(Foto: VisualHunt)
(Foto: VisualHunt)
10) Para os amigos e vizinhos. Natal não é apenas o momento de congregar a família, mas todos os amigos e vizinhos. Na Europa era costume deixar a porta de casa aberta na noite de Natal para que todos que passassem pudessem participar da ceia. Afinal, Natal é época de compartilhar.
LEIA TAMBÉM