Comportamento

Da redação

10 tipos diferentes de amigo secreto

Da redação
12/12/2016 14:00
Thumbnail

(Foto: VisualHunt)

Não se sabe ao certo quando surgiu o Amigo Secreto, mas ele se popularizou na época da crise de 1929, quando os familiares não tinham dinheiro para comprar presente para todos e faziam a brincadeira para que todos ganhassem alguma lembrança na noite de Natal. A ideia se tornou uma tradição e é replicada de diversas formas até hoje. A seguir, para sair da mesmice, confira os diferentes estilos da brincadeira e escolha a mais divertida.
 AMIGO LADRÃO
Não precisa de sorteio antes do dia da revelação. Nessa brincadeira, todos compram um presente (preferencialmente unissex) dentro do valor estipulado. Na hora, números são sorteados e quem tira o número 1 escolhe o primeiro presente – olhando apenas os pacotes. A ordem continua. É possível agora, além de escolher um pacote ainda embrulhado, roubar algo que tenha agradado numa outra revelação.
AMIGO DO CONTRA
Aqui, cada participante deve adivinhar quem o sorteou. É colocada uma venda no sorteado e, nesse momento, quem sorteou o amigo vendado levanta as mãos, se revelando para tosos os outros. Em seguida, o participante começa a fazer perguntas: é mulher? É alta? O jogo continua até acertar.
 AMIGO ECONÔMICO
Simbólico, o valor dos presentes varia de R$ 1,99 a R$ 10 (dependendo do combinado pelo grupo). O mais legal é usar a criatividade para conseguir comprar um presente que seja a cara do seu amigo secreto gastando pouco. O sorteio pode ser feito com antecedência ou no dia – ele também pode ser feito no modelo do Amigo Ladrão.
AMIGO COM FOTOS
É mais indicado para ambientes corporativos, onde nem todos se conhecem muito. A ideia é que cada um leve uma foto usa de quando era pequeno e coloque dentro de um envelope, com um pseudônimo. Serão sorteados os envelopes e o amigo ainda tem a missão de adivinhar quem é o adulto que estava naquela foto.
AMIGO DA ONÇA
Também chamado de inimigo oculto, é uma das brincadeiras que mais garante risadas. O objetivo tirar sarro do seu amigo, dando para ele um presente que ele não vá gostar ou que o deixe constrangido. O ideal é abusar da criatividade.
AMIGO TEMÁTICO
Se um grupo de amigos seus gosta muito de literatura, por exemplo, é possível fazer um amigo secreto só de livros. Também vale com agendas, canecas, camisetas ou algo muito específico. É legal para grupos que fazem alguma atividade junto, como academia ou CrossFit.
AMIGO DANÇA DAS CADEIRAS
Todos os pacotes são numerados e começa a tradicional brincadeira de criança: música, um lugar a menos para sentar-se à mesa que o número de pessoas. O que sair primeiro já leva o primeiro presente (mas também lava a louça).
AMIGO DOCE
Uma ótima versão, capaz de agradar a todos – principalmente os chocólatras. É uma troca de doces. Quem está de dieta pode receber opções de brigadeiro fit, ou sem açúcar para os diabéticos.
AMIGO COM FRASES
Escreva diferentes frases que se completem. Por exemplo: “Eu sou a abelha”. “Eu sou o mel”. Os participantes sorteiam suas frases e compram um presente para o amigo que será revelado só no dia da entrega dos presentes. Ao ler sua frase o outro amigo se revela.
AMIGO CANTOR
Os participantes tiram num sorteio o nome de um participante. Cada um escolhe uma música de sua preferência e em sua letra coloca características do amigo secreto. No dia da entrega dos presentes é preciso cantá-la para que as pessoas adivinhem de quem se trata.
LEIA TAMBÉM