• Carregando...
15% das crianças espanholas só tomam líquidos no café da manhã e entre as escolhas principais está um copo de água (Foto: VisualHunt)
15% das crianças espanholas só tomam líquidos no café da manhã e entre as escolhas principais está um copo de água (Foto: VisualHunt)| Foto: LEBEAUME

Sem nenhum acompanhamento, água, suco ou leite são as principais escolhas de 15,5% das crianças entre seis e nove anos de idade para o café da manhã, na Espanha. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde do país ibérico, que constatou ainda que uma em cada cinco crianças também come doces na primeira refeição do dia. Refeições ‘fracas’ em nutrientes contribuem para a prevalência da obesidade infantil, de acordo com a divulgação, que é maior entre as crianças que não tomam café da manhã todos os dias. Apenas 2,8% das crianças toma uma café da manhã “de qualidade”, incluindo ao menos um derivado do leite, um cereal e frutas.

“Forçar” o café da manhã, mesmo que as crianças digam não sentir fome, é uma decisão importante para os pais, que ajuda a família a ter hábitos mais saudáveis e prevenir doenças, como colesterol alto, hipertensão e diabete. A primeira refeição do dia deve ser feita até uma hora depois de acordar, de acordo com especialistas e isso independe do horário, visto que a criança passou pelo menos oito horas em jejum.

“O corpo não tem ideia se são sete ou 11 horas da manhã. Mesmo que ela acorde tarde, é importante que tome o café da manhã para dar energia para as aulas e diminuir a fome até o lanche e o almoço”, afirma Iris Cristina Cruz Nunes, nutricionista, especialista em nutrição clínica.

Leia mais

Café da manhã, mesmo muito cedo, deve ser forçado pelos pais

Crianças comem, nos lanches, 70% da quantidade de açúcar recomendada

Punir errado pode ser prejudicial ao desenvolvimento do seu filho

Meu filho não come!

Uma das principais reclamações dos pais é que a criança não aceita nada sólido pela manhã – especialmente quando é um horário muito cedo – apenas líquidos. Embora o ideal seja uma refeição completa, e isso inclui o carboidrato do pão, as frutas e as proteínas nos derivados de leite, os pais podem montar um café rápido e prático com aquilo que os filhos gostam.

Deixe de lado o achocolatado, e tente fazer uma vitamina com as frutas preferidas da criança. Outra sugestão é que a criança tome um suco natural, embora não dê tanta sustância quanto uma vitamina ou um iogurte. Prefira o iogurte natural, feito em casa mesmo, com frutas orgânicas e sem adição de açúcar.

“É fácil de fazer o iogurte em casa, basta comprar iogurte natural, misturar ao leite e bater com uma fruta que a criança goste. Todas as frutas são recomendadas e, dependendo da aceitação da criança, dá para incrementar com um pouco de farelo de aveia também”, explica Simone Biesek, coordenadora do curso de nutrição da Unibrasil.

Ele não comeu em casa?

Você tentou, mas a criança ainda assim não quis comer nada e foi para a escola com um café da manhã bem leve. Foque na lancheira. Sempre dê mais de uma opção para que a criança não recorra ao lanche do colega se tiver fome, ou acabe comendo algum alimento não recomendado da cantina.

É importante pesar a quantidade de itens da lancheira, visto que dali algumas horas a criança deve ter fome para o almoço. “Se ela não comer nada na hora do lanche, chega no almoço morrendo de fome e come o dobro daquilo que realmente precisava, além de não ter um bom desempenho nas aulas, porque a fomesono, preguiça, irritabilidade e prejudica a concentração”, explica a nutricionista Iris.

Última chance – Um último recurso aos pais, antes de saírem de casa, é que tentem fazer com que a criança coma, mesmo no carro, uma fruta rápida, como banana ou maçã. Vale também um iogurte de copo ou um pacote pequeno de bolacha integral.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]