Comportamento

Infomoney

4 dicas infalíveis para acordar cedo que valem para quem adora dormir

Infomoney
31/07/2017 08:00
Thumbnail

Manter o despertador longe da cama e ter frases de incentivo são algumas das sugestões (Foto: Bigstock)

Se o alarme é sempre uma presença indesejável em suas manhãs e o botão “soneca” é seu melhor amigo mesmo sabendo de todas os compromissos que têm ao longo do dia, isso não significa que você é preguiçoso.
Algumas pessoas realmente funcionam melhor à tarde e à noite, mas às vezes é necessário adicionar algumas horas de trabalho matinal para que seu dia renda mais. O consultor de negócios Daniel Marlin escreveu ao site Entrepreneur algumas dicas que podem te ajudar. Veja:
1 – Pare de lutar contra sua biologia
Como empreendedor, é seguro assumir que ser produtivo e alcançar seus objetivos são prioridades. Portanto, para maximizar a produtividade, é crucial identificar como e quando você faz o seu melhor trabalho.
Se você funcionar melhor à noite, você precisará estender as suas noites e ficar até mais tarde na cama. Mas se você trabalha melhor pela manhã, você deve conseguir acordar cedo. Gostaríamos de poder dormir tarde e acordar cedo, mas a ciência diz que não podemos ter ambos – ao mesmo tempo. Pessoas saudáveis precisam ter entre 7 a 9 horas de sono todos os dias.
Qualquer coisa abaixo disso resultará em algum grau de perda de produtividade. Logo, se você vai acordar cedo, também precisa se deitar cedo.
2 – Nunca durma com o despertador por perto
Muitas pessoas são viciadas no botão soneca. Elas definem seus despertadores exatamente no horário em que precisam para acordar, mas não conseguem resistir a pressionar o botão soneca uma, duas ou até três vezes todas as manhãs para ganhar algum tempo extra na cama.
Enquanto você pensa que esses poucos minutos extras dão ao corpo mais tempo para relaxar, os cientistas comportamentais sugerem que ele faz exatamente oposto. O botão soneca confunde seu ciclo de sono, perturba o relógio biológico do seu corpo e quebra a associação do seu cérebro entre o som do seu alarme e o despertar. Em última análise, você se sente mais cansado e seu alarme é menos eficaz.
Esses mesmos pesquisadores sugerem que nossos corpos respondem melhor quando expostos a uma única e consistente regra. Portanto, você precisa se acostumar a acordar imediatamente ao som do seu alarme.
Defina o seu despertador exatamente quando precisar acordar e, então, coloque o mais longe possível da sua cama de forma que ainda possa ouvi-lo. Isso te força a sair da cama para desligá-lo. Quando fizer isso, saia imediatamente do quarto para que você não volte para os lençóis.
3 – Elabore uma rotina rígida
Organização e impulso são dois pilares da vida de uma pessoa produtiva. Sem organização, você terá dificuldade de trabalhar de forma eficiente. Sem impulso, você nunca irá construir a energia mental necessária para enfrentar e completar suas tarefas mais difíceis.
A melhor maneira de incorporar esses dois aspectos no seu dia a dia é desenvolver uma rotina matinal sólida. Sequenciar suas atividades dá a sensação de propósito a ser seguido. Ter algo a fazer assim que você acordar faz com que seu dia comece imediatamente.
4 – Crie uma afirmação que desencadeie seu fogo
Tenho uma confissão: sou cético em relação às afirmações a seguir e à sua eficácia, mas ainda as uso e elas funcionam para mim quase todos os dias: “Tenho metas. Se eu não trabalhar por elas, não as alcançarei. Se eu não começar agora, vou me atrasar”.
Eu digo isso a mim mesmo todas as manhãs. Essa frase simples me lembra o que estou tentando realizar e isso reforça a ideia de que o tempo é precioso. Também coloca todas as minhas ações em perspectiva, mesmo o simples ato de acordar na hora certa. Consequentemente, isso me faz sair da cama todos os dias em menos de um minuto após o despertador ter tocado.
LEIA TAMBÉM