Comportamento

Mariana Ceccon, especial para a Gazeta do Povo

4 dicas para melhorar sua imagem em apps de relacionamento

Mariana Ceccon, especial para a Gazeta do Povo
09/05/2019 08:00
Thumbnail

Faça uma lista sobre suas qualidades e o que você valoriza nas pessoas. Isso ajudará a atrair pessoas com perfil semelhante. Foto: Bigstock.

Dizem as más línguas que precisamos apenas de dez segundos para formar uma opinião sobre alguém que acabamos de conhecer.  Em tempos de aplicativos de relacionamento, como o Tinder — onde podemos escolher uma pessoa apenas olhando para sua foto e uma frase de apresentação — bastam três segundos para dispensarmos um futuro pretendente e deslizarmos para a próxima opção.
Mas existe uma forma de chamar atenção em tão pouco tempo e atrair pessoas interessantes para seu círculo de convívio? Para os especialistas, a estratégia vai muito além de uma boa aparência.
A coach e mentora de imagem, Katia Taras,  diz que segredo para um “match”— nome dado pela plataforma para quando ocorre interesse mútuo entre dois usuários — está em ser você mesmo.

“Muito se fala em criar um perfil engraçado ou obrigatoriamente bem humorado, mas se você é uma pessoa mais séria, não tem porque escrever algo nessa linha. O que é necessário é sempre respeitar a ética, o bom senso e a cultura daquele indivíduo”, explica.

Katia, que também é especialista em comportamento, garante que uma boa estratégia é tirar alguns minutos para refletir sobre seus hobbies e qualidades, para poder escrever uma chamada atrativa.
“Isso vale para a vida, como um todo. Uma das maiores dificuldades das pessoas é se autoconhecerem e aí não sabem o que escrever e ficam só na foto”, explicou. “Outro erro é não saber o que está buscando ou não ser claro em suas intenções”, comenta.
Para melhorar sua imagem nos aplicativos, a especialista dá quatro dicas essenciais:

Valorize seus pontos fortes

Contar logo na descrição algum detalhe como hobbies, trabalho e família é um bom jeito de garantir que a conversa inicial saia do padrão “entrevista de emprego” e se torne monótona. Faça uma lista sobre suas qualidades e o que você valoriza nos outros. Isso ajudará a atrair pessoas com perfil semelhante. “Dizem que os opostos se atraem, mas em aplicativos, o que funciona são pessoas com afinidades e gostos semelhantes”, pontua a coach Katia Taras.

Capriche na foto

Colocar mais de uma imagem é importante para mostrar versatilidade. No entanto, é preciso prestar atenção em alguns detalhes, como o cenário. “É interessante imagens em locais bonitos, com o seu animal de estimação, família e amigos.  As mulheres em geral são mais detalhistas com isso. Então cuidado com fundos onde aparecerem fios, lixo ou muita bagunça”, aconselha a especialista.
Outro detalhe importante é com relação a aparência. “É legal ter fotos sorrindo, evitando bicos, roupas de banho ou mais provocantes. Imagens usando óculos, roupas escuras ou com maquiagem muito carregada, no caso das mulheres, não são bons caminhos”.

Seja sincero

Pensando em usar uma foto antiga? Pode não ser uma boa ideia. “Sempre fale a verdade sobre seu estado civil, carreira, viagens e outros detalhes. E o mais importante… Use fotos atuais! Se você ocultar isso, na hora do encontro pessoalmente a pessoa vai desconfiar de todo o resto que foi conversado e visto”, aconselha.

Use a tecnologia a seu favor

É aconselhável usar outras plataformas parceiras para deixar seu perfil ainda mais completo. O Tinder, por exemplo, possui sincronia com plataformas de reprodução de músicas, oferecendo aos outros usuários uma lista do que você escutou nos últimos dias. Também é possível inserir links para suas redes sociais. “É uma boa forma de as pessoas te conhecerem melhor. Outro recurso interessante é usar emojis. Eles são bons para expressar sua personalidade e expressões”, pontuou Katia.

Funcionou para mim

Usuário do Tinder, o estudante de engenharia mecânica, Ivan de Camargo, 23 anos, começou usando o aplicativo timidamente. Ele conta que primeiramente escreveu em seu perfil apenas o nome, idade, altura e área de formação.
“Basicamente eu deixava pouca informação, para as pessoas irem descobrindo sobre mim aos poucos. Não tive bons retornos e passei a escrever no meu perfil frases convidando para um café ou uma cerveja. Foi mais simpático e as pessoas puxavam papo, falando justamente sobre isso”, contou.
Mais recentemente, o estudante completou ainda mais sua descrição, apostando no bom humor. Disse ser bom na cozinha e enumerou alguns pratos que executa, dando destaque para uma receita de empadão que aprendeu com a sua avó.

“Posso dizer que aumentou em 80% o número de ‘matchs’, mas mais do que isso, as conversas foram muito melhores.  Conhecia pessoas que estavam interessadas em bater papo mesmo, e estão na mesma fase que eu, em relação ao que esperar de um relacionamento”, contou.

A empresária E.O., de 26 anos, teve experiência semelhante. Instalou o aplicativo e apostou em um perfil fechado, apenas com foto. “No começo era muito chato, porque as conversas sempre ficavam um ‘oi, tudo bem’ e não fluía”, lamentou. Ela chegou a desistir da plataforma e meses depois, com a ajuda de uma amiga, reativou o perfil e redigiu uma apresentação mais elaborada e sincera.
A empresária contou mais de si e reforçou que é pessoa muito direta, que estava procurando um relacionamento sério. “Foi impressionante. Nos dois primeiros dias recebi mensagens de pessoas falando que eu me conhecia muito bem e me elogiando por isso”, lembra.
A surpresa aconteceu quando,  na mesma semana, ela reencontrou um ex-colega de trabalho no aplicativo.  O “match” habilitou a troca de mensagens e a reação foi instantânea.

“Na mesma hora ele me disse que eu sou exatamente como me descrevi, só faltava ter dito que não gosto nem de salada, nem legumes”, riu. O casal hoje está junto há nove meses e recentemente passaram a morar juntos.

“Hoje é motivo de risada entre a gente essa história, mas a experiência foi maravilhosa. Se não fosse o aplicativo a gente não ia ter voltado a ter contato. Foi justamente pela descontração que voltamos a conversar”, finalizou.
LEIA MAIS