Comportamento

Camila Tremea, especial para a Gazeta do Povo

5 atitudes que os recrutadores detestam nas redes sociais

Camila Tremea, especial para a Gazeta do Povo
02/02/2016 11:00
Thumbnail

Imagem: Gil C/Shutterstock

Simples assim: “se você não tem nada agradável para dizer, não diga nada”. Esta é uma das sugestões apresentadas na pesquisa realizada pela empresa de recursos humanos Office Team, com mais de 300 gestores. O erro mais comum entre os candidatos a uma vaga de emprego – segundo 45% os entrevistados – é o de escrever comentários negativos ou inapropriados nas redes sociais. Em segundo lugar são as postagens ou marcações em fotos questionáveis.
Muita gente ainda não acredita que os recrutadores estão de olho nas redes para selecionar os candidatos. “As pessoas acreditam que postar nas redes sociais é apenas um divertimento inofensivo, mas na realidade, os empregadores estão online para saber mais sobre o candidato antes da contratação”, disse Brandi Britton, presidente da OfficeTeam.
Veja cinco tipos de profissionais que cometem gafes nas redes sociais e como evitá-las:
O encrenqueiro
O que faz
Não tem limites quando precisa fazer uma crítica sobre qualquer assunto.
Conselho
Seja discreto ao postar nas mídias sociais. Você nunca sabe quem pode ver seus comentários.
O exibido
O que faz
Com seu ego inflado, passa todo o tempo publicando selfies nem sempre adequadas.
Conselho
Remova marcações para não queimar a sua imagem diante dos recrutadores.
O livro aberto
O que faz
Cada passo uma publicação. Não importa o que, com quem e aonde.
Conselho
Há temas que parecem pouco profissionais. Use o bom senso ao compartilhar informações e ajuste suas configurações de privacidade para controlar quem tem ou não acesso.
O competitivo
O que faz
Convida pessoas apenas para crescer a sua rede. Parece que quantidade é mais importante que qualidade.
Conselho
Seja seletivo quanto às pessoas que deseja manter em sua rede. Ter as pessoas certas pode ser positivo na hora de alavancar sua carreira.
O ausente
O que faz
Na verdade, nada. Criam seus perfis para estar presente na rede, mas não participam de absolutamente nada.
Conselho
Realce suas realizações em sites como o LinkedIn, por exemplo. Mostre seus interesses nos grupos e fóruns de discussão relevantes.