Comportamento

Da redação

5 curiosidades sobre os avós da atualidade

Da redação
25/07/2016 22:00
Thumbnail
No Dia dos Avós trazemos algumas curiosidades que mostram como está a relação entre avós e netos na atualidade. Mas por que isso mudou? Hoje os avós são mais saudáveis e ativos, longe daquela ideia de velhinhos que só ficam sentados na poltrona vendo televisão, eles fazem musculação, pilates e até yoga, e acompanham os netos em diversas etapas de suas vidas. A redação de uma menina de oito anos que viralizou nas mídias sociais mostra esse novo papel dos avós na vida dos netos e termina assim: “Os avós são as únicas pessoas grandes que sempre têm tempo para nós. Não são tão fracos como dizem, apesar de morrerem mais vezes do que nós. Todas as pessoas devem fazer o possível para ter um avô, ainda mais se não tiverem televisão”.
Veja cinco comportamentos que aproximam avós e netos:
1 – Eles estão conectados: nos dias atuais, os pequenos parecem nascer sabendo operar tablets e smartphones. Essa afinidade com a tecnologia pode ser um desafio para pessoas de outras gerações. Mas, segundo a psicóloga Lidia Weber, a questão deve ser vista como uma oportunidade. “As crianças de hoje são nativos digitais, os pais são imigrantes digitais e os avós muitas vezes nem sabem ligar o computador. Uma ferramenta poderosa na educação de uma criança é dar-lhe protagonismo e certo poder. Isso ocorre quando deixamos a criança ensinar algo para os adultos, então, a tecnologia cai como uma luva nas relações entre avós e netos; smartphones, jogos, computadores podem ser fortes aliados nessa interação.”
LEIA TAMBÉM
2- Eles ajudam a cuidar dos netos: seja como uma base para os pais que trabalham ou como substitutos para pais que faleceram, ou que não podem cuidar de seus filhos a casa dos avós ganhou um novo significado com o passar doa anos. Antes apenas ponto de referência para os almoços de domingo, passou a ser também um ponto de encontro, onde irmãos e primos podem conviver, crescer juntos, brincar e – inevitavelmente – brigar. A relação com os netos, pode ir além da ternura, e pode ser um motivo a mais para seguir vivendo.
3- Eles adoram contar histórias: quando não é imposta, a relação entre netos e avós tende a ser benéfica e prazerosa para ambas as partes, diz a psicóloga Lidia Weber. “Se os avós ainda têm esse desejo de ‘maternar’, pode ser rejuvenescedor. Eles chegam a uma idade em que a vida pertence mais aos jovens e ninguém presta muita atenção naquelas histórias repetidas de sempre. Mas os netos sim, vão adorar ouvir histórias de como eram seus pais quando crianças, vão rir ao saber que o pai quase reprovou na segunda série, que a mãe levou um fora do namoradinho…”
4- Eles correm atrás, brincam e até engatinham: conforme orientações da Academia Americana de Pediatria e de Carla Skilhan de Almeida, professora da disciplina de Desenvolvimento Humano, do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: o contato físico entre bebês e avós é fundamental para estreitar essa relação. Por isso ir para o chão com o seu neto, fazer com que ele engatinhe em sua direção, ou que se agarre a você para tentar se levantar é muito saudável, além disso essas brincadeiras são divertidas e gratificantes para o bebê.
Se o bebê quiser correr pela casa, siga-o. Com isso, além de mantê-lo protegido de qualquer perigo, você se mantém fisicamente ativo. Solte o bebê no chão, interaja com o brinquedo e com a criança, e incentive o movimento.
Invente diferentes brincadeiras que envolvam abrir e fechar portas, jogando os brinquedos no chão e guardando-os na caixa, e esteja preparado para todas as repetições que os bebês adoram fazer. Nessa idade, eles parecem incansáveis na tarefa de repetir a mesma atividade, mas que irá ajudar no desenvolvimento da habilidade motora fina.
5- Eles mimam (as vezes até demais): que atire a primeira pedra a avó e o avô que nunca cederam a uma vontade de um neto, mesmo sabendo que seus filhos, pais da criança em questão, não aprovariam. Pode ter sido um doce antes do almoço, um filme na televisão até mais tarde ou um dinheirinho extra quando toda a mesada foi gasta antes mesmo do meio do mês.
São agrados aparentemente inocentes, mas que, em excesso, podem prejudicareducação e o desenvolvimento social da criança. “O mimo excessivo impede a criança de aprender a lidar com frustrações, distanciando-a do mundo real, no qual nem sempre os desejos magicamente são atendidos”, alerta a professora de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Thaise Löhr-Tacla.
Com ou sem mimos, um relacionamento saudável entre avós e netos é importante porque os mais velhos passam segurança e carinho às crianças, mas de uma forma mais “relaxada” do que os pais. “É um relacionamento gostoso pela liberdade que os pequenos têm com os avós – e que nem sempre têm com os pais. É um relacionamento de amadurecimento, porque tem uma distância de gerações muito grande e eles precisam ‘se afinar’”, diz o psicólogo Guilherme Falcão. Para os avós, além da nova oportunidade de acompanhar o desenvolvimento de uma criança, os netos trazem orgulhobem-estar, maior conexão com ‘o mundo moderno’ e novos aprendizados. Tudo isso contribui para uma vida mais feliz e saudável.