Comportamento

Redação

5 dicas para ficar mais próximo dos filhos enquanto o trabalho acumula

Redação
30/09/2016 09:00
Thumbnail

Atitudes simples podem fortalecer a relação entre pais e filhos mesmo durante a correria do dia a dia. Foto: Bigstock

O trabalho no escritório acabou, mas no caminho entre pegar os filhos na escola e levá-los para casa, você já recebeu outras tantas ligações e nem deu tempo de perguntar como foi o dia. Chegando em casa, foi preciso ligar o computador para enviar e-mails e, quando se deu conta, as crianças já estavam dormindo. Se você se identifica com alguma parte dessa correria, calma, ainda é possível mudar de hábitos sem prejudicar o trabalho e a convivência com as crianças.
A psicopedagoga e fonoaudióloga, Sheila Leal, fundadora do projeto Filhos Brilhantes, concorda que a correria do dia a dia pode realmente atrapalhar a relação entre pais e filhos, mas ameniza: “É compreensível, afinal somos seres humanos e às vezes não conseguimos dar conta de tudo”. Ela explica que é preciso se preocupar em olhar atenciosamente para as crianças. “Estar presente parece ser uma coisa simples para alguns, mas faz muita diferença na vida de uma criança”, ressalta complementando que é preciso participar do mundo de fantasia ou de uma conquista da criança para estabelecer uma relação de confiança, presente e futura.
Sheila ensina 5 dicas para os pais ficarem mais próximos de seus filhos, aproveitando melhor os pequenos momentos em meio à rotina pesada.
1- Aproveite o caminho para a escola 
Nesse momento é possível conversar com a criança. “Pergunte como ela está na escola, cante uma música favorita e até mesmo peça para ele ler as placas das ruas”, sugere a especialista. “Dessa forma, além de gerar um estimulo de aprendizagem, os pais conseguem uma aproximação maior com seus filhos”, afirma.
2- Procure sempre que possível jantar em família
“O momento em família é muito importante, pois seu filho se sente acolhido e consegue perceber a união entre os pais”, aponta Sheila. Portanto, a psicopedagoga sugere aproveitar esse momento para interagir com a criança e perguntar o que ela mais gosta de comer, por exemplo. “Conte como foi o seu dia no trabalho, o que você gostava de fazer quando tinha a idade dela, e com isso crie mais aproximação”.
LEIA TAMBÉM
3- Leve-os para fazer compras
Outra indicação de Sheila é para levar os pequenos ao supermercado. “Peça para seu filho te ajudar a fazer lista de compras, identificando quais são os alimentos que faltam, e depois peça para que ele ajude nessa missão”, destaca, sugerindo transformar a prática em uma grande brincadeira. “As crianças adoram esses desafios, gostam de fazer parte e saber que estão ajudando, sem contar que também estimula no aprendizado e a tarefa se torna divertida” explica.
4- Coloque as crianças para dormir
Nesse momento, Sheila conta que os pais podem aproveitar para ler um livro e contar a história encarando o personagem. “As crianças costumam enxergar seus pais como super-heróis. Quando for contar uma história aproveite para viver o personagem e deixar a trama mais divertida, mude o tom da voz, dê um ar de suspense e envolva seu filho, fazendo ele sentir-se como um personagem também”, aconselha. Ela também lembra que é interessante começar a história em um dia e terminar em outro, assim a criança vai ficar esperando por aquele momento com os pais para descobrir o final da história.
5- Faça passeios em família aos finais de semana
Por fim, a especialista fala da importância em reservar um tempo no final de semana para passear e brincar com os filhos. Um simples piquenique no parque pode fazer muita diferença, com brincadeiras ao ar livre como jogar bola, pular corda ou andar de bicicleta. “Brincar faz com que a criança amplie a capacidade corporal, tenha consciência do corpo dela e do outro e tenha a percepção de espaço, que são fatores essenciais para o aprendizado infantil” ressalta. Sheila reforça que a rotina de estar realmente presente na vida da criança é muito importante para o aprendizado e explica que a relação entre pai, mãe e filhos tem que ser algo conjunto. “Mesmo que sejam apenas 15 minutos, esse tempo deve se tornar frequente, principalmente porque a qualidade do contato é mais importante que a quantidade”, ensina.