Comportamento

Talita Boros Voitch

5 lições que podemos aprender com A Bela e a Fera

Talita Boros Voitch
16/03/2017 18:00
Thumbnail
O novo filme de A Bela e a Fera é promessa de faturar US$ 1 bilhão nas bilheterias do mundo. A história, inspirada na versão do conto de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont, teve sua primeira versão em desenho animado imortalizada nas telas em 1991 pela Disney. Agora o estúdio se arrisca neste live-action (formato que mistura atores reais e versões animadas), que estreou nos cinemas de todo o Brasil na última quinta-feira (16). Mas afinal, o que as crianças – e os adultos também, por que não? — podem aprender com “A Bela e a Fera”?

1. Às vezes a maioria pode estar errada

Bela é uma garota que gosta de ler, em uma aldeia onde as pessoas não dão valor para isso. Entre os aldeões, ela é considerada “esquisita”, justamente por ser diferente. Bela não se importa e inclusive ensina outras meninas da vila a ler.

2. As meninas são fortes

Bela não é uma típica princesa, pelo contrário, é uma garota comum, que no fim se torna princesa. Ela é uma personagem extremamente forte: anda a cavalo, tem muitas opiniões, salva o pai e também salva o príncipe (da maldição). “Bela tem uma posição de autonomia. Ela vai contra a corrente, digamos assim”, explica a psicanalista Luísa Puricelli Pires, autora de um artigo sobre a análise psicológica de Bela.

3. Não seja narcisista

Gaston é um rapaz bonito e forte, porém, se acha tão irresistível que não enxerga os outros, somente a si mesmo. Ele acha que todas as mulheres vão estar sempre aos seus pés, mas engana-se com Bela. Ela o rejeita. “Bela nega o pedido de casamento dele e manda-o embora de sua casa. Ela quer mais do que aquilo”, afirma Luísa.

4. Enxergue através das aparências

“Bela se apaixona pela Fera antes de saber que ela é, na verdade, um príncipe. Ela se apaixona por um animal”, analisa a psicanalista. Fera é agressiva e deprimida e tem uma personalidade bastante primitiva, que evolui ao longo da história e da relação mais próxima com Bela. Isso, porém, não impedimento para Bela enxergar coisas boas na Fera.

5. O amor é transformador

O mais interessante do casal Bela e Fera é que os dois constroem uma relação de amor ao longo da história, diferente da maioria dos contos de fadas, onde o amor nasce muitas vezes por apenas um beijo. Bela e Fera divergem, discutem, mas por meio do amor que começa a nascer, se transformam. A transformação máxima, no filme, é Fera que volta à forma original de humano (e príncipe) graças ao amor verdadeiro de Bela.