Comportamento

Gazeta do Povo

7 dicas (para seguir antes de tomar café) que vão tornar seu dia mais produtivo

Gazeta do Povo
03/04/2016 09:00
Thumbnail

Uma rotina nova antes de tomar café pode tornar seu dia melhor e mais produtivo. Foto: Bigstock.

Ok, a gente sabe que é difícil acordar cheio de disposição para tornar o dia mais produtivo possível. Mas, nós vamos contar um segredinho: dá pra otimizar suas horas e extrair o melhor do seu dia estabelecendo uma rotina simples antes de tomar seu café da manhã! Quer saber como? Veja as dicas:
1. Acorde mais cedo!
Levantar uma horinha mais cedo do que o habitual traz a impressão de que ganhamos um tempo a mais para nos dedicarmos às nossas tarefas. Mas, é claro que você só se sentirá disposto caso tenha tido uma boa noite de sono. Então, por que não deitar um pouco mais cedo e, no dia seguinte, tentar começar o dia antes do usual?
2. Tome uma ducha
Muitos pesquisadores acreditam que um banho relaxante pode nos incentivar a ter boas ideias. Isso porque a dopamina, acionada pela água quentinha e potencializada pelo estado de relaxamento, dá uma forcinha bem positiva durante aquela filosofada embaixo do chuveiro.
3. Faça uma lista de prioridades
Você costuma fazer uma lista de tarefas do dia assim que acorda? Se não faz, é bom começar. Escrever os afazeres e marcar as prioridades, escolhendo as 3 principais tarefas, é um incentivo importante para realizá-las. Lembre-se de colocar no papel objetivos concretos, que possam ser executados com ações pontuais. Exemplo: ao invés de anotar “fazer atividade física”, torne a atividade mais palpável escrevendo “correr na esteira por 20 minutos”.
4. Fique por dentro das notícias
O que aconteceu no mundo até agora? Ler de manhã é hábito saudável e deixa você antenado nos principais acontecimentos do seu e de outros países. Assim, quando chegar ao trabalho, não estará desatualizado.
5. Responda e-mails importantes
Sabemos que você ainda não chegou ao trabalho, mas, logo pela manhã, nossa cabeça está mais fresca para lidar com assuntos complicados. Então, é uma boa chance para desenrolar algumas questões profissionais respondendo os e-mails mais importantes da sua caixa de entrada.
6. Dê um abraço em quem você ama
O período da manhã não é feito apenas de trabalho! Passar uns minutinhos com as pessoas especiais da sua vida vai fazer com que você se sinta melhor e mais preparado para encarar o dia. É claro que o contato físico é mais fácil quando essas pessoas vivem com você. Mas, se elas moram longe, aproveite para mandar uma mensagem bem alegre de bom dia.
7. Não pule o café da manhã!
Alimentar-se corretamente é essencial para começar o dia sem problemas. Muitos especialistas consideram o café da manhã a refeição mais importante do dia. Por isso, capriche nas proteínas, encontradas no ovo e no leite, por exemplo, e nas fibras, achadas em abundância nas frutas. Abusar do açúcar logo de manhã não é uma boa ideia.
Depois de seguir essas dicas, você estará pronto para ter um dia de arrasar!