Comportamento

Marina Mori

Adesivo na roupa detecta abuso sexual; entenda como funciona

Marina Mori
28/07/2017 08:00
Thumbnail

Dispositivo memoriza como a pessoa retira, geralmente, o próprio sutiã e dispara o alerta quando essa retirada é feita de forma violenta (Foto: Bigstock)

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um adesivo que detecta e tenta evitar tentativas de abuso sexual. Batizado de Intrepid, o dispositivo é formado por um microprocessador e por sensores que “memorizam” o modo como a pessoa costuma se despir. O adesivo é conectado ao celular via bluetooth.
A invenção funciona em dois modos, passivo e ativo. O primeiro é voltado para as vítimas que não conseguem se defender do agressor, como no caso de crianças, idosos e pessoas desacordadas; já o modo ativo serviria para casos em que a vítima conseguiria ativar o mecanismo de defesa por conta própria. Em ambos os casos, o dispositivo envia alertas aos amigos e à família da vítima e também telefona para serviços de emergência.
O design do produto foi desenvolvido a partir de relatos de sobreviventes de violência sexual, com 338 participantes online, 67 voluntários e 20 usuários que testaram e avaliaram a usabilidade do mecanismo.
Foto: Divulgação Intrepid
Foto: Divulgação Intrepid
Como funciona
Se a peça de roupa que contém o adesivo for puxada ou retirada à força – como um sutiã –, a vítima recebe automaticamente uma mensagem em seu celular, perguntando se ela consente ou não.
Se a resposta não vier em 30 segundos, o aparelho começa a apitar para alertar as pessoas ao redor. Além disso, envia mensagens para cinco pessoas de confiança cadastradas previamente.
Depois, o celular passa a gravar o áudio do local – o que servirá como prova na denúncia – e telefona para um dos contatos. Se tudo não passar de um mal entendido, a pessoa tem 20 segundos para desligar o alarme.
Como é um produto leve e pequeno, pode ser acoplado em qualquer peça de roupa.
LEIA TAMBÉM