Comportamento

Redação

Aprenda a listar objetivos que serão de fato alcançáveis em 2019

Redação
30/12/2018 08:00
Thumbnail

Escrever os objetivos com clareza é uma das chaves para que ele se concretize, diz a coach. Foto: Unsplash.

Entra ano, sai ano e a resolução do que será diferente/precisa ser feito muda pouco na sua lista? Pois o problema pode estar justamente em como você coloca os desejos no papel.
Antes de sair correndo se matricular na academia, ou começar aquele curso de inglês que vem sendo postergado há algum tempo, respire. Segundo a coach Juliana Paes Garcia o primeiro é ter clareza daquilo que se quer e aonde se quer chegar.
“Tem muita gente que não sabe quais são os objetivos de curto, médio e longo prazo. E isso é bem complicado. Se não sabemos aonde queremos chegar, fica difícil vermos as etapas que precisamos cumprir”, explicou Garcia em entrevista live publicada no Facebook do Viver Bem, em meados de novembro.

Como escrever?

Para não ficar perdido entre os objetivos e metas que irá propor para 2019, pense e planeje antes de pegar uma folha de papel para anotar. E é aí que entra a chave: é preciso escrever com bastante clareza o que se deseja, para que o cérebro compreenda, diz Juliana.
Para emagrecer sem voltar a engordar, é preciso "reprogramar a mente", diz nutricionista. Foto: I Yunmai/Unsplash.
Para emagrecer sem voltar a engordar, é preciso "reprogramar a mente", diz nutricionista. Foto: I Yunmai/Unsplash.
Por exemplo: se emagrecer estiver nos planos, coloque o número de quilos desejáveis e um prazo. Se quiser mudar de carreira, anote os passos para isso ocorrer (como modificar o currículo e reforçar o networking). “Todas essas etapas devem estar claras”, reforça a coach.

Além disso, pense antes se a meta é viável e se há tempo e recursos financeiros para cumpri-la. E, ainda, se ela é relevante mesmo para você. “A gente precisa ser honesto”.Portanto, mantenha apenas metas que tragam satisfação e que te conectem emocionalmente — dessa maneira é mais simples driblar dificuldades que irão surgir para que elas se concretizem.

Se for o caso, repense os seus objetivos e mantenha apenas aqueles que lhe trazem satisfação. Fica mais fácil abrir mão das distrações, como a sobremesa depois do almoço ou a saída com os amigos no fim de semana, se for uma meta que nos conecte emocionalmente.

Aceite as críticas e aja

“Esperar” a segunda-feira ou o momento ideal para começar a colocar em prática o que queremos costuma ser uma postura normal. Mas, se você quer mesmo mudar, modifique também esse comportamento. “Coloque as coisas em prática agora. Se ano passado você tivesse implementado as mudanças, imagine como seria a sua vida hoje” frisa Juliana.
Também procure canalizar as críticas de parentes que surgem nesse período do ano por conta dos encontros familiares. “A gente cresce cercado por expectativas que nem sempre são nossas. Procure não focar nisso, mas no que é importante para você”.
Assista a entrevista em vídeo: 
LEIA TAMBÉM