Comportamento

Redação

Tédio nas férias do filho é oportunidade de aproximação dos pais

Redação
16/01/2017 20:00
Thumbnail

Tempo com as crianças é importante, assim como aproveitar os momentos de tédio. Foto: Bigstock

As crianças estão em férias e os pais não. Bate aquela culpa por não promover atividades o tempo todo e também um certo estranhamento de passar mais tempo com a meninada fora da rotina escolar. Muitos pais até esperam por esse momento de interação, mas quando acontece é necessário um certo “reconhecimento”, já que no dia a dia, o cotidiano engole o vínculo mais intenso. Que tal aproveitar esse tempo para estreitar os laços familiares e deixar, também, que as crianças sintam o tédio saudável de não ter nada para fazer?
“Ficar sem fazer nada também é importante para assimilar e entender muitas coisas. O estímulo não é necessário o tempo inteiro”, diz a professora Romã Retamozzo. E as férias são, justamente, um período para aproveitar o tempo livre com qualidade. E mesmo que os pais ainda estejam trabalhando, é importante separar um tempinho para dar atenção aos filhos sem que isso configure uma obrigação.
“Buscar atividades que explorem o espaço que já existe na casa e que muitas vezes a família não tem tempo para perceber e aproveitar é um bom começo”, diz Romã. Ela ressalta que não é preciso grandes investimentos em brinquedos e jogos quando se está em casa apenas para “distrair” as crianças. “Muitas vezes esquecemos que, para ser divertido, basta estar entregue à brincadeira. Atividades simples, como brincar de esconde-esconde, pega-pega, mãe-cola, são ótimas maneiras de se divertir e estar perto dos filhos”, diz a especialista.
Os momentos de lazer devem ser aproveitados para buscar a aproximação. Assim, qualquer atividade em conjunto vai ser importante para estreitar o vínculo, desde ir para cozinha fazer um suco ou prato mais elaborado, jogar aqueles jogos que já estavam esquecidos na gaveta, brincar de massinha e até fazer uma cabana em casa e soltar a imaginação. Além disso, chegar em casa e ver olhinhos ávidos por atenção é um daqueles momento que não dá para deixar passar. Deixe a preocupação com o trabalho no trabalho e aproveite para curtir cada instante.
O que fazer no tempo livre
A pedido do Viver Bem, a professora Romã Rettamozo, sugeriu algumas atividades para fazer em casa. Inspire-se, solte a imaginação e divirta-se:
1 – Relembre brincadeiras corporais da própria infância e brinque com os filhos. Elástico, Gato Mia, Elefante Colorido, Esconde-esconde, Mãe-Cola são brincadeiras simples e que fazem muito sucesso.
2 – Para os espaços pequenos explore as brincadeiras artísticas. Desenho, pintura, sucata, são ótimos materiais para brincar.
3 – Faça massinha caseira com as crianças e depois explore a brincadeira. Use as forminhas antigas que geralmente ficam perdidas pela casa. Até as de brincar na areia servem.
4 – Confira a receita e coloque a mão na massa: 1 copo de água, 1 colher de chá de sal, 1 colher de sopa de óleo de cozinha, 500 gramas de farinha de trigo e algum corante (pode ser os naturais, tipo urucum, beterraba em pó ou colorau).
5 – Construir brinquedos novos, ou dar vida a objetos, com simples boquinha e olhinhos de papel já dão pano para muita brincadeira!
6 – A exploração de diferentes texturas pode ser o suficiente para que a pintura ganhe uma nova cara e se torne outra brincadeira. As esponjas que já não são usadas, por exemplo, podem virar ótimos pincéis. Galhos, folhas e demais materiais que encontramos no jardim também podem virar pincéis, ou até carimbos.
7 – Mudar os ambientes também é uma ideia infalível. O quarto pode virar cozinha, restaurante, nave espacial, lojinha, mercado, ou o que a imaginação permitir.
8 – Fazer cabaninha usando lençóis, cadeiras ou sofás é uma ótima forma de brincar e passar o tempo. Nesse friozinho, melhor ainda.
9 – Saia de casa. Você sabe se tem vizinhos com crianças em casa? Quem sabe, eles também estejam pensando em coisas para fazer e, com amigos, é sempre mais divertido de brincar.
10 – Dançar! Essa é uma atividade que além de ser muito legal, também é uma oportunidade de mostrar às crianças as músicas que os pais gostam e também conhecer o gosto dos filhos. Aproveite os instrumentos da casa e acompanhe o ritmo musical.
LEIA TAMBÉM