• Carregando...
Foca Cruz com uma das obras que expôs no Dizzy Café Concerto. Foto: reprodução/Facebook.
Foca Cruz com uma das obras que expôs no Dizzy Café Concerto. Foto: reprodução/Facebook.| Foto:

O artista plástico curitibano Luiz Alberto “Foca” Cruz, que lutava contra um câncer agressivo, morreu na manhã desta sexta-feira (3) no Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba. De acordo com amigos do ilustrador, ele estava em tratamento há cerca de um mês, com complicações da doença.

Desenhista autodidata, Foca Cruz começou a carreira ainda na década de 1980 inspirado por ilustradores e quadrinhistas europeus e argentinos. Ele usava principalmente a técnica de ‘bico de pena’ – ou desenho a traço, muito comum nas histórias em quadrinhos – e a de ‘dry-brush’, que lembra o grafite.

Amigos contam que o câncer de Foca se alastrou muito rapidamente. Foto: reprodução/Facebook.
Amigos contam que o câncer de Foca se alastrou muito rapidamente. Foto: reprodução/Facebook.

O produtor audiovisual curitibano Tiomkim conhecia Foca há décadas, e diz que “ele era muito especial não só nas artes plásticas, mas na cultura em geral. Ele possuía muitas referências cinematográficas, vai fazer falta”, conta, lembrando de um projeto que ele fez para a antiga locadora Vídeo 1, na Rua Padre Anchieta.

Entre as principais produções realizadas entre os anos de 1986 e 2007, relatadas em seu blog pessoal, estão obras como a cenografia da montagem “Grato Maria Bueno” (1988), a participação na Bienal Internacional de Quadrinhos (1992), e as ilustrações do disco Nanoépicos, de Octávio Camargo, lançado em 2010.

No ano seguinte, ele desenvolveu o storyboard da campanha “Respeito por você” da Gazeta do Povo:

Storyboard desenvolvido para uma das campanhas publicitárias da Gazeta do Povo. Foto: reprodução/blog pessoal.
Storyboard desenvolvido para uma das campanhas publicitárias da Gazeta do Povo. Foto: reprodução/blog pessoal.

Desafio de vida

Foca Cruz lutava contra um câncer na bexiga que foi descoberto há cinco meses. De acordo com a amiga Ivana Cassuli, “a doença se alastrou muito rápido e atingiu outros órgãos”. Ela conta que era praticamente uma “irmã de coração dele”.

Além disso, ele vivia com as consequências de uma poliomielite adquirida na infância. O amigo Marcello Lombardi conta que “ele sofria de uma paralisia parcial nas pernas, por isso o apelido de Foca”.

"Jonas", ilustração de 2015 de Foca Cruz. Foto: reprodução/blog pessoal.
"Jonas", ilustração de 2015 de Foca Cruz. Foto: reprodução/blog pessoal.

O produtor cultural Jeff Sabbag, que organizou um evento beneficente em prol de Foca no mês passado, conta que o artista estava muito deprimido e calado. “Pedi alguns trabalhos dele e ele os fez com preço especial, mesmo precisando dinheiro”, lembra o músico.

Ele conta ainda que Foca queria lutar sozinho contra a doença. “Mas, quando ele foi internado, não aguentei e fiz uma noite pra ajudá-lo. Conseguimos uma boa quantia em dinheiro que foi entregue à mãe dele, completa Jeff, que é proprietário do Dizzy Café & Concerto.

O Hospital Erasto Gaertnet informou, através de uma nota à reportagem, que Foca estava internado desde o dia 27 com um estágio avançado de câncer de bexiga. “Durante o internamento foi realizado todo o suporte por uma equipe multidisciplinar para o paciente em fase final de vida. Luiz Alberto veio a falecer no dia 3 de agosto por falência múltipla de órgãos”, explicou a direção.

Prêmios

Durante a carreira, Foca Cruz recebeu diversos prêmios como a medalha de bronze no Prêmio Colunistas de Propaganda 1996 e a de ouro no Prêmio Profissionais do Ano da Rede Globo, com curta metragem de animação em 1997.

Em 1998 foi premiado também o Sillicon Graphics Awards. (EUA) pela criação e direção de animação por computador sobre o artista italiano Leonardo Da Vinci.

Parte da carreira de Foca foi destaque no exterior no final dos anos 1980, com mostras de suas obras nos Estados Unidos, Polônia, Checoslováquia, Bélgica e Austrália.

Para Jeff Sabbag, Foca Cruz era um “artista monstruoso que não ostentava, não se gabava e cobrava pouco. Ele não deixa ninguém no lugar, é insubstituível”.

O velório de Foca Cruz será neste sábado (4), a partir das 14h, no Crematório Berti do Cemitério Pedro Fuss – BR-376, 12619, São José dos Pinhais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]