Comportamento

Bruna Covacci

Atenção: pais separados precisam alinhar discurso para o Dia das Crianças

Bruna Covacci
07/10/2016 16:48
Thumbnail

Crianças podem ser afetadas pela forma com que os pais tratam datas comemorativas. Foto: Bigstock.

Dia das Crianças, Natal ou Páscoa. Toda data comemorativa pode gerar discordâncias entre os pais, ainda mais no caso daqueles que já não vivem juntos. De acordo com Jenima Prestes Antunes, psicóloga do Hospital Santa Cruz, o ideal é alinhar o discurso e pensar em conjunto sobre a forma com que se deseja tratar a criança. “Quando não há comunicação o prejudicado é o filho”, explica a especialista.
Para Jenima, o ponto de partida é sempre analisar as necessidades da criança, seja com relação a presentes ou ao discurso. Depois, também se deve levar em consideração quais são os desejos do pequeno. “O importante é que ele não seja favorecido especialmente pelo pai ou pela mãe, pois isso pode se refletir na relação da criança com o adulto em questão”, diz. No mais, os presentes não devem ser utilizados como forma de compensação para o filho.
Não existe padrão para saber até que ponto se deve comemorar o Dia das Crianças. “É saudável comemorar enquanto a criança usufrui disso. O problema é que existe um movimento de crianças precoces, que não querem ser consideradas crianças”, comenta. Ele pode ser um reflexo da criação dos pais muito ocupados sem tempo para os filhos, imprimindo urgência para a criança se privar dessa fase e crescer rapidamente. Por fim, a psicóloga explica que casais separados costumam ter nas suas casas regras diferentes, mas a criança precisa de um ponto em comum, de um comportamento padrão.