• Carregando...
Aumento no salário, aumento nas contas
| Foto:

A gerente de loja Adriane Banach, 25 anos, sente no bolso o que é ver um aumento de salário desaparecer. “Sempre que o salário aumenta, acabo gastando mais e não sobra nada no final do mês”, conta. Ela diz que já ficou com a conta negativa várias vezes, mas não tem dívidas e sabe que o problema é o consumo em excesso. “Eu já tenho o consórcio do carro. Mas tenho vontade de fazer algum outro investimento, poderia ser uns R$ 250 por mês, para o caso de eu perder o emprego ou se quiser fazer um curso”, diz.

Vieira esclarece que, apesar de ser comum as pessoas considerarem o consórcio como um investimento ou uma forma de fazer uma “poupança forçada”, ele não é. “A vantagem do consórcio é que nele você perde menos dinheiro do que em um financiamento. No caso da Adriane, o ideal seria buscar um investimentos de perfil moderado. Tem em qualquer banco e é acessível. Se possível, combine com o gerente uma aplicação automática todo o mês”, diz.

Como Adriane tem objetivos de curto a médio prazo, o consultor financeiro Friedbert Kroeger recomendaria a tradicional caderneta de poupança. “Depois da última queda da taxa Selix, a poupança deverá trazer os melhores resultados, oferecendo um bom equilíbrio em termos de segurança, liquidez e rentabilidade. Uma outra opção seriam os Títulos do Tesouro Direto, segundo o consultor financeiro Raul Ribas. “No site (www.tesourodireto.gov.br) estão detalhes sobre cada um dos títulos disponíveis e seus diversos vencimentos. Com esse investimento, se tem baixo custo de intermediação, baixo risco, liquidez semanal e retornos atrativos”, diz. Independentemente da forma de investimento escolhida por Adriane, é consenso entre os especialistas que um controle de gastos deve ser feito imediatamente. “É útil fazer um orçamento mensal e ter, dessa forma, um maior controle dos custos para evitar que a conta fique negativa. No médio prazo percebe-se que é possível ter uma capacidade maior de poupança mensal”, afirma Ribas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]