• Carregando...
(Foto: Getty Images/AFP)
(Foto: Getty Images/AFP)| Foto: AFP

Brad Pitt não agrediu os filhos nem Angelina Jolie, segundo uma fonte “com conhecimento da situação” informou à revista norte-americana “People”. O ex-casal teria tido uma discussão no dia 14 de setembro durante um voo em um jatinho particular, o que culminou na separação após 12 anos de relacionamento.

Durante o voo, Pitt estaria bêbado e teria discutido com a ex-esposa sobre como educar os filhos. A revista “Us Weekly” divulgou que Maddox (o filho mais velho, de 12 anos) teria tentado defender a mãe, e teria sido agredido pelo pai.

Acusado de agressão verbal e física, o ator é investigado pela polícia e pelo serviço social de Los Angeles, além do FBI, uma vez que a discussão aconteceu durante o voo e deve se submeter à jurisdição aérea.

Leia mais

Que tal construir seu próprio caixão? Neozelandeses já tem feito isso

“Eu faço roupa para mulher bonita”, diz estilista Helo Rocha

Juliana Paes aposta na “beleza natural”, deixa de fazer sobrancelha e assume cachos

Agressão física x verbal

Embora um dos principais focos da proteção à criança e ao adolescente sejam contra o abuso físico e sexual, o abuso emocional também traz prejuízos para a personalidade da criança, conforme uma pesquisa da PUC do Rio Grande do Sul, com 10 mil adultos de todo o Brasil.

“O pior tipo de trauma que uma criança pode passar é o abuso emocional: ofensas, humilhações e hostilidade verbal. Porque a dor do coração não passa e não existe analgésico para curá-la”, explica o psiquiatra e coordenador da pesquisa, Diogo Lara.

Lembranças de palavras ofensivas e de negligência emocional reduzem em até 30% a autoestima e o otimismo, além de aumentar em 20% a impulsividade, segundo dados do estudo. Apenas 10% dos que sofreram com ofensas se consideram emocionalmente saudáveis. O estudo também comprovou que agressões verbais são mais difíceis de superar que o abuso sexual.

“Se o pai diz para o seu filho que ele é ridículo, faz tudo errado ou ainda o compara a outro colega é muito complicado. Os pais são a referência da criança”, comenta. Para o especialista não existe fórmula para lidar com os pequenos, no entanto, o essencial é respeitá-los e evitar agressões.

“Se você perceber que passou dos limites em algum momento, peça desculpas. Você pode dizer que o que a criança fez é errado mas que você não gostaria de tratá-la daquela forma, que nada justifica o seu comportamento”, comenta.

“As pessoas dizem que a primeira coisa que um pai tem que dar ao filho é o amor. Na verdade, o respeito vem antes de tudo. Na pesquisa, identificamos que pessoas que viveram em famílias frias, mas que sempre foram respeitadas, são mais saudáveis do que quem teve amor, mas sofreu humilhações. A ofensa é tóxica”, comenta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]