Brincadeiras para fazer na Páscoa para crianças de todas as idades

Para as crianças, Páscoa é sinônimo de diversão e chocolate. Com estas brincadeiras, dá para deixar o feriado ainda mais animado e reunir toda a família

Brincadeiras reúnem crianças de todas as idades para deixar o momento mais divertido. (Foto: Bigstock)

Se deixar as pegadas do coelhinho da Páscoa em farinha pelo chão da casa se tornou um desafio “fácil” para as crianças, que tal inovar este ano? Adapte a busca pelos ovos de Páscoa de acordo com a idade! Enquanto as crianças menores podem se divertir com brincadeiras que envolvam os pais, as maiores podem preferir uma competição saudável!

Confira as sugestões que o Viver Bem separou para divertir as crianças de todas as idades:

>> RECEBA notícias de saúde no seu celular e fique sempre bem informado!

Dos 2 aos 5 anos de idade

Não deixe apenas as patinhas do coelhinho da Páscoa como pistas de onde encontrar os “tesouros” de chocolate, mas inove na decoração. É fácil encontrar nos mercados pequenos ovinhos, de chocolate ou mesmo decorativos, que podem ser distribuídos pela casa e que vão indicando o caminho que a criança deve seguir.

Se preferir usar ovos de galinha, transforme a preparação dos mesmos em uma atividade no dia anterior. Ainda no sábado, pinte com as crianças diferentes ovinhos, das cores que elas quiserem e digam que eles servirão para o coelhinho da Páscoa.

Dos 5 aos 9 anos de idade

Crianças maiores podem querer algo mais agitado que seguir as patas do coelho. Monte um mapa do “tesouro”, com diferentes referências de Páscoa, e tome o cuidado de esconder em um local muito improvável os ovos.

Se a criança for alfabetizada, crie charadas que ela facilmente resolva e inclua códigos para tornar a tarefa mais divertida. Os códigos, por exemplo, podem ser feitos com farinha no chão da casa – uma adaptação das patas do coelhinho.

Para qualquer idade

Misture brincadeiras com a hora da descoberta dos ovos. Brinque de “quente ou frio” com as crianças ou diga que elas só poderão encontrar os ovos pulando igual a um coelhinho. Coloque uma música de fundo para tornar a hora mais divertida.

As atividades são uma ótima oportunidade unir e divertir a família. Foto: Bigstock.

Outras brincadeiras

A caça aos ovos é a brincadeira clássica que anima toda a família no domingo de Páscoa. A diversão, porém, pode ir além com outras brincadeiras que prometem fazer a alegria da criançada. Algumas delas exigem pouca (ou até nenhuma) preparação. Basta colocar a criatividade para funcionar. Para facilitar, o Viver Bem preparou uma lista com sugestões de brincadeiras para fazer com as crianças na Páscoa. Anime-se!

1. Cara de coelho

Com tinta própria para pintura facial, pinte o nariz da criança de vermelho e risque bigodes nas bochechas. Este tipo de tinta é facilmente encontrado em lojas de festa. Corte uma cartolina em formato de orelhas de coelho e prenda em uma tiara para cabelos. Para completar, costure um pompom de lã na calça da criança para imitar o rabinho do coelho. Fica uma fofura.

2. Rabo do coelho

Desenhe o contorno de um coelho de costas em uma cartolina. Se não tem muito talento com desenho, também dá para imprimir uma inspiração da internet para ajudar como modelo. Depois, com lã ou algodão e fita adesiva, faça um pompom que será o rabo do coelho. Se tiver um pedaço de velcro em casa também serve. Com os olhos vendados, a criança tem que tentar colocar o rabo no coelho, que deve estar preso à parede. Os adultos dão as coordenadas. É pura diversão!

>> Brincar de guerras, armas e lutas é importante para o desenvolvimento das crianças?

3. Coelho sai da toca

Essa brincadeira precisa de mais espaço e a participação de mais crianças também. É a chance de convidar os amiguinhos do prédio ou os primos para brincar no domingo de Páscoa. Em um quintal ou outro espaço aberto, desenhe círculos no chão. Você pode usar giz, se for na calçada, ou barbantes amarrados, se a brincadeira for na grama. A quantidade de círculos deve conter sempre um a menos do que o número de crianças. Com todas as crianças reunidas fora dos círculos, grite: “coelhinho, sai da toca, um, dois, três”. Nessa hora, as crianças devem correr para dentro dos círculos. Quem ficar de fora é eliminado e um uma “toca” tem que ser retirada. A criança que sair grita na próxima rodada, e assim por diante. Vale trocar as tocas de lugar para a brincadeira ficar mais difícil. A última criança que sobrar ganha. Vale pensar em um pequeno prêmio: um coelho de chocolate para quem vencer e ovinhos menores para as outras crianças que participaram da brincadeira.

4. Pintura de ovos

Os preparativos para esta brincadeira devem começar dias antes do feriado de Páscoa. O legal é que as crianças comecem a pintar os ovos de galinha pelo menos duas semanas antes do domingo de Páscoa, para que no dia eles já estejam secos e recheados de guloseimas. Funciona assim: quem cozinha em casa, ao invés de quebrar os ovos ao meio quando for usar, quebra apenas a parte debaixo, fazendo um buraco. Com as cascas já lavadas e secas, disponibilize um espaço em casa para que as crianças pintem os ovos com tinta guache. Depois, recheie os ovos com balinhas ou outras guloseimas de sua preferência e feche o buraco com papel para bala de coco. No dia da Páscoa, troque os ovinhos pintados e recheados entre a família.

5. Ovo da colher

Normalmente essa brincadeira é feita com ovos cozidos, mas para entrar no clima da Páscoa, use ovinhos de chocolate. Quem for participar fica lado a lado, na faixa de largada, com uma colher na boca, equilibrando o ovinho de chocolate na ponta. Dada a largada, todos têm que correr sem derrubar o ovo da colher. Não pode ajudar com as mãos. Quem chegar primeiro é o vencedor.

LEIA TAMBÉM

8 recomendações para você

Deixe seu comentário