Comportamento

Anna Sens, especial para Gazeta do Povo

Mais de duas toneladas de ração foram doadas através do concurso Cachorro do Ano 2018

Anna Sens, especial para Gazeta do Povo
20/02/2019 18:20
Thumbnail

ONG's de proteção animal recebem mais de duas toneladas de ração, resultado da edição 2018 do concurso Cachorro do Ano (Foto: Cassiano Rosário / Gazeta do Povo / arquivo) | Gazeta do Povo

Como parte da última edição do Cachorro do Ano, promovido pela Gazeta do Povo, foram entregues, no dia 13 de fevereiro, 2,4 mil kg de ração Premier Pet para cinco ONGs cadastradas na Rede de Proteção Animal. A ação, que aconteceu em parceria com a Rei dos Animais, foi resultado da criação do Raçãozômetro: que a cada cem mil votos recebidos no concurso destinava 100 kg de ração para doação.
A entrega aconteceu no CRAR – Centro de Referências para Animais em Risco, e as entidades beneficiadas foram: Adote com Consciência Curitiba, Salva Bicho Curitiba, Amigo Animal Cães, Força Animal Grupo de Proteção e Avan–Associação Vida Animal. A edição 2018 do Cachorro do Ano encerrou em dezembro, com a participação de mais de 2 mil animais concorrendo ao título.

Do total de 2 milhões e 400 mil votos, o campeão foi Oreo, um dogue alemão de um ano e que pesa 60 quilos. Ele conseguiu 399.999 votos.

Resgate e tratamento

O trabalho das entidades de proteção animal consiste no resgate e no cuidado de cães desnutridos e doentes, que são, posteriormente, levados para adoção. “Ainda que as ONGs cuidem dos animais, eles precisam de uma família”, reforça Mara Almeida, representante da Força Animal. Lá, além de cachorros, eles abrigam cavalos, coelhos, galinhas e até vacas.
A ONG Amigo Animal, que existe há 25 anos, cuida de mais de mil cachorros em sua sede, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. No local, os animais recebem tratamento, são castrados e, depois, encaminhados para adoção.
As rações foram entregues no início de fevereiro, para a alegria das entidades de defesa e proteção aos animais (Foto: Cassiano Rosário / Gazeta do Povo / arquivo)
As rações foram entregues no início de fevereiro, para a alegria das entidades de defesa e proteção aos animais (Foto: Cassiano Rosário / Gazeta do Povo / arquivo)
O trabalho do protetor animal exige dedicação dos voluntários. Uma das conselheiras da Adote com Consciência, Eliane Valeszky, abriga no momento 28 cães em sua casa. Como a entidade não tem uma sede fixa, cada voluntário cuida do máximo de cães que conseguir. Além disso, é preciso acompanhar o processo de tratamento e a adoção até a adaptação na nova família – cuidado necessário para evitar maus tratos e devoluções.
Sandra Pacca, representante da Avan, reforça que as entidades estão sempre precisando de ajuda e de doações. “Todo apoio é bem-vindo, mas a ração é fundamental”. Para os apoiadores do projeto – Rei dos Animais, Rede de Proteção Animal, Premier Pet, Hospital Veterinário Nivo Auffinger, Special Dog, DiagVet, Pet World, Primus Gold, Virbac, Equilíbrio, Zee. Dog, Royal Canin, NexGard, Ourofino Saúde Animal, Kelco Pet Care, Vetmax Plus, Max Alimentos Premium, Ceva e Farmina Pet Foods – ações como o Cachorro do Ano são essenciais para colaborar com o trabalho de proteção animal e, por isso, precisam ser incentivadas.

Confira o vídeo da entrega das rações:

LEIA TAMBÉM