Comportamento

Raquel Derevecki

Vídeo de cadela buscando pão para “idosa” viraliza, mas história não é bem assim

Raquel Derevecki
28/01/2019 17:00
Thumbnail

O vídeo foi gravado pelo tutor da cadela, que sempre a acompanha e coloca a sacola entre seus dentes. Foto: Reprodução/Vídeo

O vídeo de uma cadela buscando pães em uma padaria de Sorocaba, no interior do estado de São Paulo, encantou usuários das redes sociais nos últimos dias. Nas imagens, o animal aparece percorrendo sozinho o caminho entre o estabelecimento e sua residência.
Além disso, algumas postagens informam que a cadela faz isso desde 2016, sendo atendida diretamente pelos funcionários do estabelecimento para entregar os pães todos os dias à dona. Só que a verdadeira história por trás do vídeo é diferente.
De acordo com a empresária Isabel Bataglin, proprietária da Casa do Pão, a cadela nunca vai ao estabelecimento desacompanhada. “Ela chega sempre com o dono e fica esperando na porta da padaria”, relata. Sem usar coleira, o animal aguarda o tutor fazer a compra e colocar a sacola entre seus dentes. Depois, caminha ao lado do homem no trajeto de 300 metros até a residência. “Ela é muito obediente e está acostumada a andar ao lado do dono”, afirma Isabel.
A cadela de raça Golden Retriever que aparece nas imagens se chama Mel, tem quatro anos de idade e é tão esperta que possui até página no Instagram. “Começamos a postar vídeos e fotos das funções que ela desempenha porque essa raça é muito inteligente”, afirma o tutor Reinaldo Rodrigues, de 65 anos.
Segundo Rodrigues, o vídeo da caminhada entre a padaria e sua casa foi gravado em outubro de 2018 e publicado nessa página. “Só que alguém recebeu o vídeo e mudou completamente o texto, dizendo que ela ia sozinha buscar o pão. Isso não seria possível porque a padaria fica em uma grande avenida e ela também teria que passar por outra rua movimentada no caminho até chegar lá. É muito perigoso”, pontua.
As postagens que viralizaram na internet ainda afirmam que o cão leva os pães diariamente para uma senhora idosa. “Minha esposa não gostou disso”, brinca Reinaldo, que já acostumou a encontrar os “fãs” da Mel na padaria. “A história ficou bem conhecida e agora sempre tem alguém querendo vê-la carregando a sacolinha de pães”.
Mel com seu dono. Foto: Arquivo pessoal
Mel com seu dono. Foto: Arquivo pessoal

Adestramento

Rodrigues e sua esposa Sueli, de 62 anos, adotaram a protagonista do vídeo quando ela era filhote e a colocaram em uma escola de adestramento de cães assim que completou seis meses. Com isso, Mel desenvolveu a habilidade de buscar objetos, carregar pacotes e obedecer aos comandos dos donos. “Sem contar que ela é muito dócil”, garantem os donos.
Entre as atividades comuns no dia a dia da Mel estão os passeios até a padaria e também na loja especializada em produtos de animais, onde ela faz questão de passear por todos os corredores. A cadela também ama banhos de piscina e escova os dentes todos os dias.
LEIA MAIS: