Comportamento

Camila Rehbein

Campanha de sabão em pó traz questão do machismo dentro de casa

Camila Rehbein
03/03/2016 12:31
Thumbnail
Quando falamos sobre o combate ao machismo, muitas vezes fica a impressão de que são necessárias mudanças gigantescas para que o cenário mude. Quem nunca ouviu expressões como: “Mas eu fui criado assim” ou “ São instintos, então não queira mudar isso”?. Por aí já começa a discussão de quem está certo ou errado e o que temos visto por aí acabam em  defesas de ponto de vista, pessoas odiando umas às outras e inúmeros comentários maldosos espalhados pela internet diminuindo uma luta travada há anos pelo movimento feminista.
Porém na Índia, um dos lugares onde o papel de homem e mulher é ainda mais conservador do que a do Brasil, uma campanha de sabão em pó colocou em pauta novamente o assunto, com um olhar sensível e que traz à tona uma questão muito importante: são os detalhes, as pequenas ações as responsáveis pela mudança do cenário atual. As grandes manifestações, os debates públicos e todas as outras ações, têm sim seu lugar e importância como canais de informação e conhecimento, mas na prática, é em casa que vemos todos esses discursos se materializando.
Mais do que palavras, é necessário uma mudança baseada em ações. É como dizem: “suas ações falam tão alto, que não consigo escutar o que você fala”. Fica aí a reflexão, que você pode conferir no vídeo abaixo: