Comportamento

Da redação

Campanha nas redes sociais incentiva o uso de sapatos baixos

Da redação
13/05/2016 17:29
Thumbnail

Foto postada pela usuária do Twitter @RachelAFisher em apoio à campanha #FlatsFriday (Foto: Reprodução Twitter)

Tudo começou quando a britânica Nicola Thorp compareceu a uma entrevista de emprego para uma vaga de recepcionista na empresa de auditoria PwC calçando uma sapatilha. Sem imaginar que isso pudesse ser um problema, ela nem chegou a ser entrevistada porque estava sem sapato de salto alto. O fato gerou indignação na Inglaterra depois que Thorp deu início a um abaixo-assinado para que a conduta da PwC quanto às exigências dos calçados de seus funcionários se torne ilegal.
O apoio popular veio depois que a ONG Fawcett Society, que soube da história, deu início à campanha #FlatsFriday, ou algo como “sexta-feira sem salto”. O objetivo, segundo a organização, é lutar contra o sexismo existente por trás de alguns códigos da moda.
Até o momento, milhares de mulheres já postaram fotos em suas redes sociais utilizando a hashtag da campanha, para lutar contra a imposição da empresa que impediu Thorp de tentar um emprego.
Outro caso
Nesta mesma semana, a canadense Nicola Gavins também virou assunto na internet. Ela publicou uma foto dos pés cheios de sangue de uma amiga garçonete cujo nome não foi revelado e que, segundo ela, é obrigada pelo chefe a trabalhar um turno inteiro sobre saltos altos. O post de Gavins veio acompanhado de um desabafo: “Para todos que comem no Joey (o restaurante em questão), a política deles ainda obriga as mulheres a usar salto, a menos que elas tenham restrições médicas. O pé da minha amiga sangrou tanto que chegou ao ponto de perder uma das unhas”, escreveu.
Reprodução do post feito pela canadense Nicola Gavins mostra os pés machucados de uma amiga garçonete obrigada a trabalhar de salto alto (Foto: Reprodução Facebook)
Reprodução do post feito pela canadense Nicola Gavins mostra os pés machucados de uma amiga garçonete obrigada a trabalhar de salto alto (Foto: Reprodução Facebook)
O post fez tanto sucesso que desconhecidos passaram a organizar um boicote ao restaurante. Ao jornal britânico Daily Mail, um porta-voz do Joey rebateu a acusação afirmando que as diretrizes apenas pedem aos funcionários, homens e mulheres, que usem calçados pretos anti-derrapantes e com solado grosso por razões de segurança.
Confira algumas postagens feitas no Twitter em apoio à campanha #FlatsFriday:
Love the flats here are mine #flatsfriday pic.twitter.com/E3rrlI1VP4
— Dame Jessica Corner (@JessicaCorner) 13 de maio de 2016
@fawcettsociety I wore my ruby slippers at work today. Putting me trotters up now for a rest #flatsfriday pic.twitter.com/frsMFtHt1R — Martina (@MargoLescargot) 13 de maio de 2016
Switched to different flats for evening work play review -can’t resist posting my shoes! #flatsfriday #flatselfies pic.twitter.com/EcX8UVzqIR
— Jessica Ringrose (@JessicaRingrose) 13 de maio de 2016
#fawcettflatsFriday #flatselfies #flatsfriday #flatsfriday Sparkles YES! Heels No! I profess in these babies! pic.twitter.com/XHAquUuAWT
— Jessica Ringrose (@JessicaRingrose) 13 de maio de 2016
Wearing my Nikes & STILL generating shed loads of PR! #noheelsneeded #alwaysawesome #flatsfriday #fawcettflatsFriday pic.twitter.com/6Ma3Op31i4
— Sam Ward (@samwardpr) 13 de maio de 2016
@fawcettsociety #flatsfriday in my Wonder Woman Converse – seemed appropriate! pic.twitter.com/Jgcniut5Am
— Laura Cooney (@cherrysodablog) 13 de maio de 2016
— ChristineSperow WBTV (@ChristineOnTV) 26 de fevereiro de 2016