Comportamento

Da redação

Dicas práticas para voltar à rotina pós-carnaval e “começar” 2017

Da redação
02/03/2017 09:00
Thumbnail

O que funciona para fortalecer a musculatura e a saúde? Foto: Bigstock

O trabalho pode até começar depois do meio dia, mas o ano de 2017 no Brasil começou cedo nesta Quarta-feira de Cinzas. Se você ainda está lutando para retomar a rotina, lembre-se de que esta é uma nova chance e um recomeço! Confira as sugestões do Viver Bem para voltar ao ritmo e dar início a 2017 do jeito certo!
1) Cure a ressaca. Sim, estava permitido enfiar o pé na jaca durante o carnaval. Agora, com o começo da Quaresma, é hora de retomar a alimentação e hidratação saudáveis. Para isso, lembre-se de tomar muita água, que vai aliviar a dor de cabeça, o enjoo, as olheiras e o mal estar geral. Se preferir, pode optar por bebidas isotônicas, que possuem eletrólitos que fazem a hidratação e reposição de minerais. Da mesma forma, água de coco, sucos naturais com gengibre (sem açúcar), também são bem-vindos.
2) O que vou comer a partir de agora? Nas refeições, escolha alimentos leves, para não sobrecarregar ainda mais o organismo. Deixe de lado os queijos amarelos e tudo que for fritura. Opte por legumes, verduras, cereais integrais, ovos, oleaginosas, abacate e chás, como hortelã e boldo.
3) Limpeza total. Quer ajudar o organismo? Faça uma dieta detox. O segredo está em incluir alimentos ricos em fibras, que farão o intestino funcionar melhor, eliminando com facilidade tudo que for desnecessário. Para isso, priorize abacaxis, couve, chá verde e gengibre, que vão acelerar o metabolismo e a frequência cardíaca, causando uma sensação de bem estar no organismo.
4) Não exagere nos remédios! Não serão eles que curarão a ressaca e farão com que você volte ao normal. Tome água e deixe que seu organismo faça a limpeza própria. Ainda com dor de cabeça? Faça um repouso, se puder, com a luz apagada para garantir um descanso saudável.
5) Mexa-se! Sem mais desculpas. Agora é o momento de achar um exercício físico para você. Talvez seja o caso de tentar o CrossFit! Quem pratica diz que não existe rotina e nem preguiça, além de fazer amigos para a vida toda. Leia mais sobre esse exercício aqui.
Ou seu sonho seja uma aula de ciclismo super interativa? Abriram, recentemente, duas academias voltadas à prática em Curitiba. Você não precisa ser um ciclista profissional para participar, mas tem que ter disposição. Leia sobre elas aqui e aqui.
Tem uma esteira parada em casa? Ressuscite o aparelho e veja o que mais dá para se fazer com ela, além da caminha e corrida, aqui.
Prefere correr na rua? O Viver Bem mapeou a distância das pistas de corrida e caminhada dos parques da cidade. Veja qual é o mais perto da sua casa e ache um instrutor ou grupo de corrida, aqui.
Lembre-se! Cansaço é normal e a percepção desse cansaço aumenta com o passar dos dias longe dos exercícios. Para evitar sentir a dor muscular característica de quem inicia a prática física, comece devagar e com pesos leves. E, principalmente, evite parar novamente.
5) Trabalho/estudo: foque. Pode não parecer, mas os primeiros minutos no ambiente de trabalho são decisivos para o resto da jornada. E existem 10 erros, evitáveis, cometidos pela maioria das pessoas.
O primeiro é chegar sempre atrasado. Isso porque, segundo pesquisas na área, os chefes e coordenadores confiam menos nos empregados que não conseguem chegar no horário estipulado. E ficar minutos depois da hora do expediente não compensa o atraso, que impacta negativamente a performance. Leia os outros nove erros comuns aqui.
6) Precisa de mais cinco minutinhos? Tudo bem, ninguém é de ferro. Tirar uma folga nesse “primeiro” dia do ano também favorece a saúde mental. Estudos recentes indicam que as pessoas dormem para se esquecerem. E esse benefício é muito bem vindo, principalmente quando precisamos aprender coisas novas. Sem falar que relaxar sem culpa diminui estresse, de acordo com outro estudo.

Quer que 2017 seja mais leve?

Veja as dicas de Marcelo Veras, membro da Associação Mundial de Psicanálise e ex-diretor geral da Escola Brasileira de Psicanálise.
Leia mais