Comportamento

Aprenda como conservar o álbum de fotografias

Eloá Cruz
14/04/2016 17:46
Thumbnail

Para conservar, o álbum de fotografias deve estar guardado em local sem exposição de luz. Foto: Pixabay.

O tradicional álbum de fotografias ainda é a maior recordação de casamentos e aniversários especiais. E quando as imagens danificam, a perda é lastimável. Afinal, quando bem conservado, o álbum de fotografias pode durar em torno de 100 anos. E para ter as fotos sempre em ótimas condições, o supervisor de imagens do laboratório fotográfico Ibiza, Mauro Juliano Mallin, explica como conservar o material.
A primeira regra e a mais importante delas é manter as fotos longe da umidade. “Quando as fotos ficam expostas a umidade, a imagem pode colar no álbum e ainda apresentar manchas de fungos e bolor”, explica o profissional. Para evitar o problema, a melhor solução é usar desumidificador ou produtos que diminuem a umidade em gavetas e armários.
E não só a umidade, como também a luz artificial e a solar podem estragar as fotografias. “Deixar o álbum exposto na mesinha de centro da sala, por exemplo, pode ser uma péssima ideia”, orienta Mallin. Para conservar, o álbum de fotografias deve estar guardado em local sem exposição de luz, como numa caixa, por exemplo.
A escolha da impressão e do tipo de foto também auxilia na conservação do álbum. De acordo com Mallin, a impressão de foto por foto, ou mesmo da imagem digital na própria página do álbum, são as melhores opções. Álbuns que tem páginas auto-colantes são os mais problemáticos.
Fotos danificadas
Caso as fotografias já estejam apresentando problemas, o ideal mesmo é partir para a digitalização ou restauro. E só com análise foto por foto para saber se a imagem precisa de uma nova impressão a partir da digitalização, ou mesmo da cópia fiel por negativo, ou de restauro. “Hoje em dia é bem fácil fazer a análise. A própria pessoa pode fazer uma foto pelo celular mesmo da foto antiga e enviar para o diagnóstico”, conta o supervisor.