Comportamento

Decorador de festa mais badalado do Rio ensina a fazer um “petit comité” inesquecível

Carolina Kirchner Furquim, especial para a Gazeta do Povo
13/05/2016 21:00
Thumbnail

Belo exemplo de uso da cor, com flores e louças, na decoração de uma mesa. Fotos: Divulgação.

Responsável pelas festas mais badaladas do Rio de Janeiro, o decorador Antonio W. Neves da Rocha é um apaixonado por cores e equilíbrio. E esses dois elementos são a alma de seu novo livro, Mesas do Rio (R3 Studio, 360 págs., R$ 300 na Livraria da Vila do Pátio Batel), lançado em Curitiba durante a Inesquecível Casamento Week, evento que ocorreu no fim de abril no Castelo do Batel, depois de ter noites de autógrafos em São Paulo, Porto Alegre, Gramado e Rio de Janeiro.
LEIA MAIS
E como surgiu a obra? Com a expertise conquistada em anos de carreira, Neves da Rocha se viu convidado a reeditar À Mesa com Elegância, obra lançada há 30 anos por sua mãe, Lia W. Neves da Rocha, e referência quando o assunto é a arte de bem receber. Analisou a proposta e decidiu seguir com um projeto próprio, o Mesas do Rio, que segundo ele é uma obra a ser consultada sempre que o anfitrião precisar de inspirações.
O livro apresenta 116 mesas planejadas nos mais absolutos detalhes, sejam elas requintadas ou intimistas, barrocas ou contemporâneas, e sempre muito bem equilibradas. E o leitor é convidado a conhecer cada uma das composições, montadas e capturadas pelo olhar do fotógrafo Marcio Irala em jardins, praias e pontos emblemáticos do Rio de Janeiro.
Mesas repletas de charme foram montadas  em cartões-postais do Rio, como a Praia de Ipanema.<br>Fotos: Divulgação
Mesas repletas de charme foram montadas em cartões-postais do Rio, como a Praia de Ipanema.<br>Fotos: Divulgação
Personalidades
Talheres, copos, coleções de aparelhos, flores e obras de arte se combinam para oferecer, a quem lê produções para todos os gostos. Do total, 85 mesas do pot-pourri foram assinadas por nomes influentes da sociedade carioca, a convite de Neves da Rocha, como Lenny Niemeyer, Lily Marinho e Lilibeth Monteiro de Carvalho.
Toque “étnico” na apresentação.
Toque “étnico” na apresentação.
O decorador acompanhou de perto cada produção e foi atendido nos pedidos mais inusitados, como quando desejou que Lenny compusesse a foto deslizando em esquis pela Lagoa Rodrigo de Freitas, com vista para a Pedra da Gávea. “A mesa dela estava pronta para ser fotografada quando comentei que adoraria ter alguém esquiando ao fundo. Ela foi até em casa, trocou de roupa e fez com que eu conseguisse a foto”, lembra.
Se as paisagens do Rio transbordam em muitas das páginas, isso não significa que o “table book” não encontre seu lugar em outras cidades. “É um livro para qualquer cidadão do mundo que tenha espaço para os prazeres da mesa”, argumenta o decorador.