• Carregando...
Fim de ano: celebre entre amigos
| Foto:

Fim de ano é uma concentração de eventos: festa do pessoal do trabalho, da turma da academia, da família, dos integrantes da confraria, dos moradores do condomínio e por aí vai. E para os amigos mais íntimos, nada? Para eles, tudo! Nada melhor do que a própria casa pra recebê-los.

As muitas celebrações de fim de ano estão aí e organizar uma festa em casa pode ser a opção ideal para festejar com os amigos mais íntimos. Para ajudá-lo a ser o anfitrião ideal, siga os passos a seguir e celebre!

Orçamento

É simples: o orçamento deve ser montado de acordo com o que se pode investir. “Não precisa colocar um champanhe, pode ser um vinho branco; não precisa ser camarão, pode ser alguma massa”, sugere o designer Marcos Soares. O importante é que o evento tenha um direcionamento, seja para gastar R$ 30 ou R$ 3 mil por pessoa.

Etiqueta

Com eventos para lá e para cá, é preciso se programar para fazer a confraternização com os amigos mais íntimos. De acordo com Roberto da Cunha e Beatriz Séra, da Conceito Design Eventos, entre 15 e 20 dias antes da festa é o tempo ideal para se fazer os convites. “E a confirmação da presença é importante para o anfitrião providenciar tudo”, dizem.

Comida

Ao oferecer o que comer, Soares diz ser sempre delicado por parte de quem organiza pensar opções para quem não pode comer frutos do mar ou é vegetariano, por exemplo.

O chef banqueteiro Flávio Frenkel, da Anis Gastronomia, indica para o evento comidas leves para o calor da época: saladas, saladas com alguma proteína (carne ou fruto do mar), frios, petiscos, pães. “Opte por alimentos que não precisem ser cortados”, sugere.

O menu degustação também é boa escolha, quando você oferece diversos pratos em porções menores do que as habituais. Soares sugere o bobó de camarão, atum ao molho teriyaki, cuscuz marroquino, risoto, barreado e queijo da serra da canastra com mel. “É só uma garfadinha, tem que caber na mão”, diz.

Bebida

Antes de comprar o que beber, Soares diz que é fundamental saber o perfil dos convidados. Caso eles sejam mais sofisticados, ele sugere investir em vinho, champanhe e uísque. No caso de a turma ser descolada, o designer indica novamente o uísque, mas também vodca, energético e três estilos de cerveja – uma lager, uma intermediária e uma mais gourmet –, além de refrigerantes normais e diet. Água à vontade, com e sem gás.

Todo esse estoque deve ficar armazenado na cozinha ou na despensa. Obviamente elas podem ser distribuídas pela casa em coolers, champanheiras ou recipientes de gelo, colocadas com algumas horas de antecedência, mas fora da geladeira. “Nunca use a geladeira para isto, pois como ela é aberta várias vezes durante a preparação de outros itens, não conservará as bebidas em suas temperaturas ideais”, ensina Séra.

E para servi-las, a regra é clara: sempre em copos ou taças de vidro. “Dentro de casa é preciso receber os convidados pensando que é uma festa especial”, diz Soares. No caso de você ter algum item que seja herança de família ou tenha algum valor sentimental e não queira correr o risco de vê-lo despedaçado pela casa, o designer sugere que copos e taças sejam locados de empresas especializadas – o mesmo vale para talheres e pratos.

Decoração

Se você está preocupado por não ter lugar suficiente para todos os convidados se sentarem, não se preocupe: não é necessário ser tudo contado. Segundo Soares, o cálculo que ele faz é de 70% dos convidados sentados e 30% em pé. “O gostoso da festa é sentar no degrau da escada, no braço do sofá, em pufes, almofadas, banquetas”, diz.

Redecorar a casa pode ser necessário, mas com equilíbrio e sem exagero. Pode-se colocar algumas flores, velas, tirar o excesso de objetos, passar um home spray, dar atenção ao lavabo. “Mas nada de transformá-la em clube”, alerta ele.

Alguns móveis podem fazer dupla função: o aparador pode virar bar, mesa de doces, de café. A mesa de jantar pode receber as finger foods e depois os doces também. O que é preciso, diz Soares, é que a recepção seja organizada, tanto para duas quanto 20 pessoas. E que o anfitrião tenha tempo para curtir o momento. “Se for para ficar estressado, que leve os convidados a um restaurante”, diz.

Calcule a bebida

Planeje e acerte no alvo

Espumante – Uma garrafa para duas pessoas

Vinho branco – Uma garrafa para quatro pessoas

Uísque- Uma garrafa para dez pessoas

Cerveja long neck – Uma garrafa e meia por pessoa

Vodca – Uma garrafa para oito pessoas

Energético – Duas latas por pessoa

Água – Duas garrafas de 500 ml por pessoa

Suco – Uma garrafa de 1 l para três pessoas

Fonte: Ariel Gabardo, proprietário da distribuidora Agin Importados e Nacionais

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]