Comportamento

Dayane Saleh, especial para a Gazeta do Povo

Chantagem emocional é mais perigosa do que se imagina

Dayane Saleh, especial para a Gazeta do Povo
25/10/2016 20:30
Thumbnail

Foto: Bigstock

“Mas se você for nesta festa, eu vou ficar sozinho”. Essa é uma das frases que você já deve ter dito ou ouvido, de um parceiro, amigo, ou até mesmo dos seus pais e ficado na dúvida se deveria mesmo tomar uma decisão e deixar o outro “infeliz”. Muitas vezes, não há uma intenção real de machucar, mas sim de conseguir algo que se quer por meio da comoção.  E não importa o tamanho da chantagem emocional, pequenas ou grandes, as consequências nunca são benéficas para a relação e acabam afetando os dois lados.
Segundo a psicóloga Eloá Andreassa, a chantagem é uma forma de controle. “Numa relação entre pais e filhos, por exemplo, a criança não se comporta como eles querem e daí os adultos se fazem de vítima”, conta a especialista em terapia de casais e relacionamento entre pais e filhos.
Ela diz que nesse caso o problema é grande quando a criança e o adolescente são ignorados pelo acusador. “Diferente de estar zangado com algum erro e punir com o castigo, ignorar causa uma extrema angústia ao filho, que muitas vezes não entende e se sente extremamente culpado“, explica. De acordo com Andreassa, esse tipo de atitude pode produzir ansiedade e depressão
O outro lado
Também existe o outro lado, quando é o filho que é o chantagista. A psicóloga afirma que quem faz chantagem acredita que é a vítima da história e o outro é o culpado pelo seu sofrimento. “As crianças ameaçam dizendo que não vão comer. Quando maiores podem dizer que vão se matar, uma das piores coisas a se falar”, esclarece Andreassa que conta que a chantagem não é uma proibição e sim uma manipulação.
Assim como afirma a doutora em Ciências Sociais Anna de Mello, no seu artigo “Psicopatia: um voo em queda livre”, em que analisa o caso de um adolescente abandonado na infância. Ela acredita que o conflito é uma característica do adolescente e que persiste em adultos que não conseguem discordar de uma opinião sem prejudicar a relação. “(…) a chantagem emocional, sem reduzir afeto a uma simples troca de “bom comportamento”, reflete desta forma na disfunção emocional do adolescente que, por vezes, pode ficar sem se alimentar, ingerir alimento em demasia, desenvolver mecanismos como forma de chamar atenção do adulto, de pertencer, de existir”.
Quando o filho se torna adulto, esses pais o fazem sentir culpado por querer ir embora de casa. “Exclamações como ‘você está me abandonando’, deixam, mesmo um adulto, se sentindo culpado”, argumenta.
LEIA TAMBÉM
Já em relação aos casais, a psicóloga conta que, muitas vezes, quando existe chantagens no relacionamento amoroso é porque o autor delas é proveniente de uma família que o chantageava. “É importante notar se a pessoa ameaça quer terminar o relacionamento em quase todas as discussões. Isso é um sinal de que a relação não vai bem”, detalha Andreassa, que afirma que a pessoa pode até mesmo ameaçar de se matar. Quando isso acontecer é imprescindível procurar ajuda.
A psicóloga também aponta que existe também chantagem em relacionamento entre amigos. “Pessoas possessivas que ameaçam terminar a amizade a cada escolha do outro que ela sente ciúmes. Nisso uma das partes acaba sempre cedendo para agradar”, explica Andreassa. Reações infantis como choro ou brigas infundadas são sempre um alerta. Fique alerta para não cair na tentação de chantagear ou deixar-se ser chantageado.