Comportamento

Talita Boros Voitch

Conheça o trabalho das voluntárias que produzem colchas de tricô para carentes

Talita Boros Voitch
09/07/2017 10:30
Thumbnail

Crianças da Associação de Proteção à Infância Vovô Vitorino com as colchas recebidas das voluntárias. (Foto: arquivo pessoal)

Levar carinho e amparo, ponto a ponto. Essa é a ideia de 20 mulheres de Curitiba que se reúnem quinzenalmente para produzir colchas de tricô que são doadas para idosos e crianças carentes. Batizado de “Mãos que Aquecem”, o projeto existe oficialmente desde 2012 e reúne voluntárias de 39 a 87 anos. Em comum – além de dominarem a técnica do tricô – está o sentimento de solidariedade.
Leila Neiva Dias, uma das coordenadoras do grupo, conta que juntas elas produzem mais de 300 colchas por ano. O método funciona por meio da fabricação de quadrados de tricô, que unidos formam uma coberta – 16 quadrados são necessários para criar uma colcha infantil e 35 uma de adulto. “Nós produzimos mais de 5 mil quadrados até hoje”, diz.
Os encontros quinzenais acontecem em um prédio, no bairro do Água Verde. As voluntárias são moradoras do edifício, amigas de amigas ou conhecidas. Só entra no grupo por indicação. A ideia, além de tecer as colchas, é também trocar experiências. “A partir do momento que você se sente útil também esquece das turbulências da própria vida”, afirma Leila.
Para suprir a necessidade de matéria-prima (todas as colchas são feitas de lã), as voluntárias pagam uma mensalidade de R$ 15. Quem não pode pagar, entra só com o trabalho mesmo. Como diz Leila, o importante é manter o grupo unido e produzindo. É trabalho de equipe. Quando precisa, elas organizam rifas de algumas peças tricotadas para levantar fundos e comprar mais lã.
O ritmo de produção é acelerado já que não se resume apenas aos encontros semanais. Cada uma das voluntárias faz os quadrados em casa e já leva as peças prontas para serem unidos e transformados em cobertores. Leila brinca e diz que a produção é mais forte no verão. “Porque a artrose não pega tanto”, diz, aos risos.
A escolha das instituições beneficiadas é feita de acordo com a necessidade de cada local. O grupo recebe sugestões e analisa como ajudar. As entregas são feitas pelas próprias voluntárias, em mãos.
O “Mãos que Aquecem” está precisando da doação de lãs. Quem quiser ajudar pode acessar a página delas no Facebook ou entrar em contato pelos telefones: (41) 3434-4140 (Leila) ou (41) 3244-9061 (Jaqueline).
LEIA TAMBÉM