• Carregando...
Comportamento ideal do banhista precisa ter uma ideia simples: consideração por quem está por perto. (Foto: Bigstock) . Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo
Comportamento ideal do banhista precisa ter uma ideia simples: consideração por quem está por perto. (Foto: Bigstock) . Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo| Foto:

Quando o assunto é praia, algumas pessoas seguem à risca a expressão “tirar o máximo proveito da situação”. Saem cedo de casa – cada membro da família carregado de suprimentos, que vão de frascos de protetor solar a refeições completas – e escolhem a dedo o melhor lugar na areia. A decisão às vezes pode levar alguns minutos e é compreensível. Afinal, o metro quadrado em frente ao mar será, durante todo o dia, seu território de verão.

O planejamento para passar horas na praia, mesmo com crianças, envolve principalmente alimentação. O Viver Bem conversou com três famílias que estão aproveitando o litoral paranaense para descobrir suas dicas de como se organizar para fazer da beira do mar sua segunda casa.

Frango, farofa e hambúrguer de costela

Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo.
Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo.

Gastar dinheiro com lanches caros? Esta não é a praia dos Guideli. Todas as manhãs, antes de instalarem uma tenda em frente ao mar, o mestre de obras Júnior César Guideli, 36, e sua esposa, a dona de casa Daniela de Almeida Guideli, 34, passam um tempo na cozinha preparando lanches para toda a família. De vez em quando, já chegam à areia com a marmita comprada. Nos recipientes de isopor, o clássico trio brasileiro: frango assado, farofa e maionese.

“Só cerveja e água o dia todo não dá, né?”, brinca Daniele. Na sacola térmica, mais suprimentos para todos os gostos e idades: pacotes de biscoito wafer, bolachas salgadas, pão bisnaguinha, leite em pó, sucos, cerveja e refrigerante. Mas, depois do frango com farofa, o lanche mais aguardado é o hambúrguer de costela. “Preparei 10 deles”, conta o marido, orgulhoso.

Porém, passar o dia todo na praia não se resume a levar comida. Daniele lembra que é preciso pensar além das refeições. “Trago sacolas para o lixo, pratos e talheres descartáveis, guardanapo. Tudo isso é essencial”, dá a dica.

Praia de sol a sol

Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo.
Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo.

A empresária Carmen Kelly Alves, 42, estende sua canga na areia pouco tempo depois de o sol raiar e só arreda o pé assim que ele se põe. O resto da família vai chegando em seguida – uns mais cedo, outros mais tarde – e, assim que a trupe está toda reunida (neste verão estão em quase 10 pessoas), a festa começa.

A rotina é basicamente essa durante os quase 40 dias em que os curitibanos passam no litoral paranaense. Mesmo tendo alugado um apartamento quase em frente ao mar de Caiobá, é difícil voltarem para lá durante o dia.

“Na hora do almoço, a gente se divide em grupos. Uns preparam a comida lá e a gente se reveza para ir comer, depois volta para a praia”, conta ela. Mas o importante mesmo é manter o cooler sempre abastecido com água, refrigerante e cerveja. O marido de Carmen, Walter Alves, 43, capricha nos bons drinks: um de seus preferidos é a piña colada, servida no abacaxi com bastante leite condensado.

Churrasquinho à beira-mar

Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo.
Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo.

Sob o sol de meio dia e com o mar de Caiobá ao fundo, o chacareiro Ederson Silva Prestes, 35, remexe a brasa de sua churrasqueira improvisada entre o calçadão e a areia. Na grelha, apenas uma amostra dos 15 quilos de carne que ele comprou para assar durante a semana de férias com a família. “Tem gente que passa por aqui e acha que a gente faz pra vender. Capaz. É só chegar e comer”, diz, convidativo.

Para animar o churrasco à beira-mar, uma caixinha de som toca os hits da dupla Milionário e José Rico, as “gargantas de ouro” do sertanejo brasileiro da década de 1970. O cenário reúne tudo o que Prestes sempre pediu a Deus – o chacareiro não se preocupa nem em levar guarda-sol ou cadeira; passa tranquilamente o dia acomodado em cangas dispostas sobre a grama da praia. “Estamos bem quietinhos aqui, sabe? Não queremos incomodar ninguém, só aproveitar o verão”.

***

LEIA TAMBÉM

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]