i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Comportamento

Como driblar o calor e dormir bem no verão

Tomar banho antes de dormir, usar pijamas de algodão e até colocar as roupas de cama no freezer são algumas dicas para despistar o calor

  • PorRaquel Derevecki
  • 21/12/2018 12:00
Com temperaturas perto dos 40ºC em alguns lugares do Brasil, cada pessoa escolhe sua maneira para despistar o calor. Foto: Bigstock
Com temperaturas perto dos 40ºC em alguns lugares do Brasil, cada pessoa escolhe sua maneira para despistar o calor. Foto: Bigstock| Foto:

O verão começa nesta sexta-feira (21), mas as temperaturas já bateram recordes e têm dificultado as noites de sono de muita gente. No Rio de Janeiro, os termômetros ultrapassaram 42ºC na última terça-feira (18). Em Antonina – litoral do Paraná – a temperatura chegou a 44ºC com sensação térmica de 81ºC, segundo a estação meteorológica do Instituto Simepar.

Com isso, vale tudo para suportar o calor. Até dormir no chão da cozinha, como recorrem algumas pessoas ao tentar encontrar o lugar mais fresco da casa. “Durante o dia, ficamos com o ventilador ligado e precisamos entrar várias vezes embaixo do chuveiro gelado para aguentar, mas a noite é o pior porque simplesmente não conseguimos descansar em lugar nenhum”, conta a moradora de Antonina, Carla Regina Bezerra Cordeiro, de 36 anos.

>> 20 coisas que você precisa saber sobre o verão para enfrentar a estação sem perder o humor

Acostumada a pegar no sono por volta das 23h, ela afirma que agora só consegue dormir depois das 3h da madrugada. “Eu deixo a casa toda aberta, mantenho o ventilador funcionando e fico deitada tentando pegar no sono. Mas nada resolve porque o calor é insuportável”.

Assim como ela, o redator Sandi Bart, de 36 anos, também liga o ventilador, joga para longe as cobertas e se mexe por horas na cama até ser vencido pelo cansaço. “E, depois que eu durmo, ainda fico acordando várias vezes, sempre incomodado”, lamentou o morador de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, que passa o dia sonolento por conta das noites mal dormidas.

A temperatura agradável é um dos fatores primordiais para uma boa noite de repouso. Foto: Bigstock
A temperatura agradável é um dos fatores primordiais para uma boa noite de repouso. Foto: Bigstock

De acordo com o otorrinolaringologista Fernando Cesar Mariano, especialista em medicina do sono, a temperatura agradável é um dos fatores primordiais para uma boa noite de repouso.“O quarto deve ser escuro, silencioso, e a temperatura ambiente precisa estar entre 17ºC e 27ºC para indução do sono”, ressalta o médico.

Nas situações em que o termômetro marca valores mais altos, as frequências cardíaca e respiratória do corpo se elevam, atrapalhando o descanso. Além disso, os dias mais longos devido ao horário de verão também contribuem para noites “em claro”. “Quando escurece, nosso corpo secreta um hormônio chamado melatonina, que é essencial para indução do sono. Então, como os dias são mais longos, demoramos mais para produzir esse hormônio e, consequentemente, vamos dormir mais tarde”, explica Mariano.

O que fazer?

A orientação, então, é diminuir as luzes do ambiente e evitar o uso de aparelhos eletrônicos perto da hora de dormir, pois a luz emitida por eles também prejudica a produção de melatonina. “Vale ainda tomar bastante líquido algumas horas antes, tomar banho quando estiver indo para a cama, evitar exercícios físicos à noite e procurar dormir sempre no mesmo horário”, sugere o especialista.

É importante beber bastante água algumas horas antes de dormir em dias de calor. Foto: Bigstock
É importante beber bastante água algumas horas antes de dormir em dias de calor. Foto: Bigstock

Para o motorista José Belmiro, de 63 anos, colocar uma garrafa de água congelada na frente do ventilador é a melhor forma “improvisada” de refrescar o quarto. Além disso, ele deixa outra bacia de água ou uma toalha molhada ao lado da cama para garantir um ar mais úmido e facilitar a respiração. Essa estratégia também é válida para quem possui ar condicionado, pois o aparelho pode deixar o ar muito seco e causar problemas respiratórios.

Pijamas e roupas de cama de algodão também ajudam a “driblar” o calor, pois absorvem o suor, contribuindo para uma noite mais agradável. “O material sintético não faz isso, então o suor se mantém no corpo e te deixa com mais calor”, explica o médico Fernando Cesar Mariano.

Outra opção é embalar a fronha e o lençol em uma sacola plástica e deixá-los por alguns minutos no freezer, antes de dormir.

Embora inusitada, essa estratégia proporcionará alívio na hora de pegar no sono.

Tratamento

Vale ressaltar que nenhum medicamento é indicado para a “insônia” causada pelo calor. No entanto, se a temperatura cair e, mesmo assim, a pessoa tiver dificuldades para dormir por mais de uma semana, é importante procurar um especialista em medicina do sono para verificar se há necessidade de tratamento.

Dicas para dormir melhor nas noites de calor

  1. Diminua as luzes do ambiente
  2. Evite o uso de aparelhos eletrônicos perto da hora de dormir
  3. Tome bastante líquido algumas horas antes de ir para a cama
  4. Evite exercícios físicos à noite
  5. Procure dormir e acordar sempre no mesmo horário
  6. Tome banho antes de dormir
  7. Coloque uma garrafa de água congelada na frente do ventilador
  8. Se o ar condicionado estiver ligado, deixe uma bacia de água ou uma toalha molhada ao lado da cama
  9. Prefira pijamas e roupas de cama de algodão
  10. Embale a fronha e o lençol em uma sacola plástica e deixe-os por alguns minutos no freezer, antes de dormir.

LEIA TAMBÉM

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.