Comportamento

Marina Mori, especial para a Gazeta do Povo

Além do celular: veja como entreter as crianças no restaurante

Marina Mori, especial para a Gazeta do Povo
13/05/2017 14:00
Thumbnail

Atividades que envolvam toda a família deixam o almoço fora de casa ainda mais agradável. Foto: Bigstock

Almoço em família no restaurante nem sempre é uma experiência positiva, já que a meninada tem bastante energia e não consegue ficar horas sentadas à mesa. Alguns restaurantes oferecem espaço kids, mas para os mais tradicionais, há algumas opções para fugir do celular e fazer com que a criança interaja nos momentos em família.
Recentemente, o dono de um restaurante na Itália deu desconto a uma família porque percebeu que as crianças se comportaram extremamente bem durante todo o jantar. Embora a medida não tenha sido reproduzida por nenhum estabelecimento no Brasil, há formas de estimular o bom comportamento das crianças durante a refeição e fugir dos eletrônicos na hora da refeição.
“Em vez de participar do momento, a criança fica completamente à parte quando está conectada. Por outro lado, se ela estiver brincando com desenhos ou outras atividades, ela dialoga com os pais e isso é essencial”, explica a psicopedagoga Esther Cristina Pereira.
A especialista sugere que os pais conversem com os filhos e expliquem o que vai acontecer. “Geralmente, os pais partem do princípio que a criança não entende nada, e não é bem assim. Através do diálogo antes de chegar ao restaurante já é possível estabelecer um acordo”, diz. Além da conversa, é importante que a criança participe do evento. Esther dá algumas dicas de como isso é possível:
– Brinquedos: leve os favoritos da criança, de preferência os menores, que podem ser utilizados na mesa.
– Desenhos: além de as crianças adorarem desenhar, a atividade ajuda no desenvolvimento motor e na criatividade; Lembra dos livros para colorir? Eles são perfeitos para essas ocasiões.
– Dobraduras: esqueceu dos brinquedos e dos livros de colorir? Não tem problema. Restaurantes têm um entretenimento ao alcance das mãos: guardanapos. Proponha algumas dobraduras de papel e a criançada vai se divertir.
– Cálculos: se a criança já aprendeu a contar até 10, ela vai adorar a brincadeira: peça para ela contar quantas pessoas estão na mesa, quantos copos ela consegue ver. Solte a imaginação e jogue com as crianças.
LEIA TAMBÉM