Comportamento

Amanda Milléo

Como escolher o presente para o amigo que é tão secreto que você mal conhece

Amanda Milléo
06/12/2018 11:09
Thumbnail

Há dicas simples de como descobrir o gosto e presentear com algo que a pessoa vá, de verdade, gostar e usar. Foto: Bigstock

Festas de fim de ano significam, muitas vezes, encontros com amigos secretos. A troca de presentes entre pessoas conhecidas pode ser uma tarefa fácil, mas e se você é sorteado para presentear alguém com quem não convive muito?
Escolher o presente para esse amigo secreto pouco conhecido não precisa cair nos clichês das canecas ou chocolates. Há dicas simples de como descobrir o gosto e presentear com algo que a pessoa vá, de verdade, gostar e usar.
Confira as sugestões da consultora de estilo e personal shopper Liana Aiçar:

Vasculhe as redes sociais da pessoa

Antes de qualquer coisa, olhe para os perfis que essa pessoa tem nas redes sociais. Se ela não for do tipo que publica muitas informações, veja as fotos em que ela foi marcada ou as publicações em que foi citada.

“As postagens e fotos marcadas podem ter pistas bem preciosas. Observe os lugares que a pessoa frequenta (bares, shows, parques, encontros, ou gosta de receber amigos em casa, ir para o campo…), o que ela veste, o tipo de atividades de lazer que costuma fazer, se costuma viajar, se pratica esportes, tem alguma religião, animais de estimação, se torce para algum time, e até dar aquela boa olhada na decoração da casa no fundo das fotos. Você pode reconhecer um pouco do estilo, as cores, objetos, filmes, discos, livros que ela curte”, sugere a especialista. 

Uma vez feita essa observação, pense em presentes personalizados, como:
Viu um poster de um filme na parede dela? Dê um livro ou objeto relacionado a esse tema.
Ela gosta de cafés, chás ou cervejas especiais? Produtos gourmet e utensílios relacionados a isso pode ser uma boa opção, como um growler, um coador de cerâmica ou moedor de café, um difusor ou kit de chás especiais.
As postagens são principalmente de viagens? Um jogo de capa de passaporte e etiqueta de mala personalizados com as iniciais da pessoa; um jogo de necessaires diferentes ou cosméticos em tamanho para viagem podem ser boas opções.
Muitas fotos na praia? Procure por uma canga estilosa, uma bolsa ou necessaire de praia.
Ela gosta de cozinhar e fazer churrasco? Utensílios diferentes, como um maçarico, uma pedra de sal do Himalaia, moedor de temperos de mármore, podem ser boas opções.
Animais de estimação na casa? Quadros estilo Urban Arts, com a figura estilizada da raça do cachorro ou do gato, em forma geométrica pode ser uma boa homenagem ao pet.

“Se você fizer uma boa pesquisa sobre o que ela goste, uma boa ideia de presente é uma experiência: uma aula de culinária, uma sessão de alinhamento dos chakras, ou até a assinatura de uma revista ou clube de assinaturas. Mas só mesmo se estiver seguro disso”, sugere Liana Aiçar, consultora de estilo e personal shopper.

Como presentear o amigo secreto que conheço pouco? Vasculhe as redes sociais, converse com amigos próximos e evite vale-presentes: dicas importantes na hora do amigo secreto (Foto: Bigstock)

Olhe para a mesa de trabalho

Se as redes sociais não derem muitas respostas, observe a mesa de trabalho da pessoa — caso seja um colega da empresa.
“Todo mundo traz um pouco do que mais gosta para deixar a mesa de trabalho com a sua cara. Ali pode ter uma caneca ou coleção de bonequinhos geek, uma caixinha de chocolates, chás, prancha de surf em miniatura. Ou você pode descobrir que ela adora itens de papelaria diferentes, como bloquinhos e post-its”, sugere Aiçar.
Tente ver também o fundo de tela do computador, que pode trazer algo especial.  “Mas só se o computador estiver ligado. Nada de invadir a privacidade alheia!”, alerta.

Converse com quem é próximo a ela

Essa abordagem vai depender muito da forma como você consegue esconder suas intenções. Se acabar entregando o ouro para o amigo, não vale. Mas, se você conseguir adotar características de detetive, separe um momento para descobrir um pouco mais da pessoa sorteada.

Evite esses erros:

Presentes muito pessoais, para alguém que não é tão próximo, pode não ser uma boa ideia.
“Já vi um caso em que um participante pediu à esposa para comprar o presente para a amiga secreta e ela comprou uma camisola linda. Acabou pegando mal, e o marido da presenteada também não ficou muito feliz”, exemplifica Liana Aiçar, personal shopper e consultora de estilo.
Evite, portanto, calcinhas de Ano Novo, embora seja comum encontrar aquelas feitas especialmente para presente; perfumes — visto que o gosto de um perfume é algo muito particular da pessoa; comidas e bebidas que você não tiver certeza que ela vá gostar. “Você pode acabar dando uma bebida alcoólica para alguém que não bebe por motivos religiosos, por exemplo, ou doces a uma pessoa com diabetes”, lembra Aiçar.
Não dê roupas também, visto que além de ser um presente muito pessoal, você pode errar o tamanho e gerar um constrangimento sem a intenção.
Vale-presente também não! “Parece que você só comprou para resolver o assunto e não teve o cuidado de pensar e planejar algo pensando em surpreender seu amigo secreto”, diz a especialista.

“Se você descobrir algum assunto que a pessoa gosta mas você pouco entende, pergunte a algum amigo ou familiar que curte aquele assunto, ele pode ter uma boa dica de presente ou lojas onde encontrar!”, sugere Liana Aiçar, personal shopper e consultora de estilo. 

LEIA TAMBÉM