Comportamento

Redação

Tio do pavê, política e gente chata: como fugir das polêmicas nas reuniões de família

Redação
18/12/2017 12:26
Thumbnail

Alguns truques ajudam a manter o sorriso no rosto mesmo em situações chatas. Foto: Bigstock

Só há três certezas nas festas de fim de ano: a música da Simone, o show do Roberto Carlos e que algum tio seu vai fazer a piada do pavê. Sobreviver a esses três fatores depende de muito jogo de cintura e força de vontade.
Com o Natal e o Réveillon batendo à porta, o Viver Bem conversou com a personal stylist e consultora de imagem Adriane Marques e preparou um guia prático para te ajudar a passar pelas festas sem perder a paciência e tirar o sorriso do rosto.
1. Regras são regras
Escolha bem o lugar em que você vai passar as festas de Natal e Ano Novo. Pois, segundo Adriane, é preciso “seguir as regras da casa do anfitrião para não transferirmos nossa casa para a casa do outro”. Portanto, procure estar em lugares que combinem com o seu comportamento pessoal. Se você é uma pessoa despojada, tente encontrar uma festa que esteja de acordo com esse estilo. Você provavelmente vai se irritar se tiver que seguir muitas normas de etiqueta.
O mesmo vale para quem gosta de ambientes formais. Nesses casos, celebrações descontraídas podem fazer com que essas pessoas se sintam deslocadas. Outra dica é escolher como companhia familiares com quem você se identifica mais, porque as chances de aproveitar a festa com eles são maiores. O importante é se colocar em situações que te deixem à vontade.
2. “E os namoradinhos?”
A internet está cheia de gente reclamando porque os familiares não param de perguntar sobre seus relacionamentos interpessoais. Traduzindo, muita gente não suporta mais ouvir a famigerada pergunta “e os namoradinhos?” quando encontra os parentes.
Adriane diz que, se não há como evitar que as pessoas façam esse tipo de questionamento, o ideal é “não levar para o lado pessoal. Sempre tem quem se exceda um pouco nessas festas, até porque as pessoas às vezes bebem um pouquinho além da conta e ficam engraçadinhas”. Ela diz que revidar e discutir podem não ser boas saídas para o problema.
Como, então, responder a essas perguntas? A personal stylist afirma que o melhor é ignorar e sair de perto. Popularmente falando, dê um sorriso, peça licença e siga o baile.
Se o ano foi bom e você teve a sorte de finalmente encontrar o tal namoradinho, atenção: prepare-o para lidar com seus familiares. “Se for a primeira vez do companheiro na família, é bom avisar quem são as pessoas que gostam de fazer essas piadinhas e como evitá-las sem ser mal educado”, explica Adriane.
3. A bebida entra, a verdade sai
Esse não é apenas o nome de uma saudosa comunidade do falecido Orkut, é também uma grande realidade. Para fugir de problemas causados por verdades inconvenientes ou comportamentos excessivos, a dica da especialista é maneirar no álcool. “Se for beber, beber com moderação. A gente sai do nosso estado de espírito normal e corre o risco de passar por algum desconforto que sempre acaba sendo lembrado por muito tempo.”
No caso de parentes próximos que costumam passar um pouco do limite, como cônjuges e irmãos, por exemplo, tente se manter por perto, controlar o consumo de bebidas e, se preciso, retirar-se da festa levando essa pessoa junto. “Não é feio sair da festa antes de terminar e nem precisa dar tchau para todo mundo. Dê tchau só para o anfitrião, que não tem problema”, diz Adriane.
4. Comer, comer
É possível resistir às mesas repletas de pratos incríveis? Para a personal stylist, sim, desde que você tome algumas precauções. Ela diz que o ideal é ir comendo ao longo do dia para não chegar à festa com fome. Mas, se você quiser se esbaldar entre os pernis e tortas, procure fazer isso aos poucos. “Tire um prato razoável, porque é deselegante fazer aquele prato enorme, que parece uma montanha. Por outro lado, não é deselegante repetir quantas vezes você quiser.”
O truque  é comer com calma, mastigando devagar e realmente saboreando os alimentos. Em resumo: pegue pouco e coma sem pressa, porque assim, por mais que você repita muitas vezes, tudo vai ficar bem.
5. Discutir política? Tô fora!
Quem tem opiniões políticas diferentes daquelas defendidas na família sabe o quanto é difícil manter uma conversa civilizada quando o assunto descamba para esse tema. Mas não se desespere se um parente ameaçar um longo discurso sobre a situação política do país. A melhor saída, de acordo com a especialista, é mudar o rumo da conversa.
“Tente trazer outro assunto para que o grupo tire o foco daquele. Traga um aperitivo ou puxe conversa sobre uma lembrança especial da família, por exemplo. O importante é orientar o papo para outros rumos.”
LEIA TAMBÉM: