Comportamento

Redação

Em decisão inédita em concursos, Miss América não terá mais prova de biquíni

Redação
05/06/2018 11:55
Thumbnail

Miss América 2018 foi a última em que as mulheres tiveram de passar por provas de biquíni e vestido de gala (Foto: Miss America Organization / Bruce V. Boyajian)

O concurso de beleza dos Estados Unidos Miss América, passará por uma reformulação completa em 2018, conforme anunciou a nova presidente do conselho de administração da Organização Miss América, Gretchen Carlson, na manhã desta terça-feira (05), em um programa de televisão matutino norte-americano.
A partir de agora, o Miss América dará destaque nas iniciativas  de impacto social propostas pelas candidatas – uma tentativa de deixar o, então conhecido como concurso, mais próximo das discussões feministas que tem crescido nos Estados Unidos, e no mundo, como o movimento #MeToo.
Para tanto, não será mais promovida a prova de biquíni, onde as mulheres desfilavam com trajes de banho em frente aos jurados, que julgavam as melhores com base nos atributos físicos. O novo programa terá, a princípio, uma sessão interativa, ao vivo, com os jurados. Nesse momento, elas responderão sobre suas paixões, inteligência e conhecimento geral sobre o trabalho de uma Miss América.
A mudança é considerada “enorme” pela presidente do Conselho, visto que a prova do traje de banho foi a primeira competição a definir a Miss América, competição com mais de 100 anos.

Mais mudanças no Miss América 

No lugar da prova de vestidos de gala, cada mulher poderá escolher o que quiser vestir, o que as fizer se sentirem mais confiantes e confortáveis.
De acordo com Gretchen Carlson, em entrevista ao programa Good Morning America, várias jovens mulheres se manifestavam dizendo que queriam fazer parte da competição do Miss América, mas não queriam andar de salto ou desfilar em biquínis e agora elas não precisam mais. “Quem não quer ser empoderada, aprender habilidades de liderança, pagar pela faculdade e poder mostrar ao mundo quem ela é dentro de sua alma?”, diz a presidente do conselho do Miss América, em entrevista ao matutino norte-americano.
As mudanças na estrutura do programa acontecerão na próxima edição do Miss América, prevista para o dia 9 de setembro, em Atlantic City, localizada no estado de Nova Jersey.

Miss Brasil

No fim de maio, no Brasil, a amazonense Mayra Dias levou a coroa de Miss Brasil 2018. Ela será a representante brasileira no Miss Universo, que acontece no final deste ano.
LEIA TAMBÉM