Comportamento

Adriano Justino

Conheça esse “segredo”

Adriano Justino
09/04/2007 00:46
Exercer o otimismo é uma questão de treino. Coisa que não está restrita a poucos iniciados e muito menos requer conhecimento específico sobre o assunto. Com a ajuda dos nossos entrevistados, listamos algumas atitudes que podem ajudar você a olhar as coisas com mais generosidade, enxergar ganhos até mesmo em momentos de crise, traçar e alcançar seus objetivos. Esse “milagre” da transformação, segundo os especialistas, está única e exclusivamente nas suas mãos.
• A realidade oferece reforço para as intenções. Você corre atrás de dinheiro com muito mais disposição quando seu filho está doente, por exemplo. Quanto mais determinação, mais fácil é a conquista. A dúvida desvia você do seu objetivo.
• Quando a auto-estima está em equilíbrio, não se peca nem pela onipotência (que em boa parte das vezes vem desacompanhada de conteúdo) e nem pela desesperança e menosprezo.
• A fé ajuda a focar a energia em algo superior, que pode ser Deus ou algo dentro de você mesmo. Essa crença ajuda a canalizar esforços para um determinado objetivo, que pode levar algum tempo, mas será realizado. Carl Jung já dizia que o acaso não existe. Nós nos programamos conforme nossos desejos. Escolher realizá-los já é função do livre arbítrio.
• Para formular seus desejos, fale a língua do cérebro. Ele, por exemplo, não registra as negações. Assim, faça seus pedidos de forma clara, objetiva, sempre em frases afirmativas e no presente. Repita-os diariamente e vá detalhando tudo de maneira a dar aos desejos características de realidade.
• Para treinar, estabeleça metas pequenas. Se o desafio for muito grande, pode ser que o tempo exigido para a realização o desanime e abale sua auto-estima. Pense, por exemplo, que seu dia será bom. Agradeça pelo que acontece e mensure os resultados no final do dia.