Comportamento
Redação, com AFP
Conheça o “Napflix”, versão espanhola do Netflix que ajuda a cochilar
Plataforma reúne vídeos que prometem dar sono em segundos. Foto: Bigstock
Para quem tem dificuldade de dormir, dois publicitários inventaram uma solução criativa: induzir o sono por meio de vídeos em uma plataforma semelhante à Netflix. Desde sua disponibilização on-line, na última segunda-feira (17), a plataforma oferece 60 vídeos retirados do YouTube, como um jogo de bocha, uma representação do Lago dos Cisnes ou um curso de física quântica. Para os criadores, é impossível não bocejar.
São vídeos como o de gotas de chuva atingindo janelas de vidro, um documentário sobre pandas (acima) ou a celebração do casamento da irmã mais velha do rei Filipe VI. Assim, não faltam pretextos para cair no sono. A plataforma gratuita foi idealizada por Gutiérrez de Tena durante um fim de semana com seu colega Francesc Bonet. “Buscamos a monotonia e que não seja repetitivo”, disse.
“Precisa ser o tipo de coisa que lembra nossa infância, como aulas depois do almoço e séries de televisão que assistíamos depois de comer e que são sempre do mesmo jeito. Você dorme, acorda e consegue continuar acompanhando a história”, explicou.
A brincadeira que gera milhares de visualizações todos os dias também é um experimento publicitário, afirma, embora esclareça que o “Napflix” não é uma campanha e que seus criadores não gastaram ou receberam dinheiro pelo serviço. No entanto, afirma, poderia ser a campanha publicitária de um fabricante de colchões.
“Precisa ser o tipo de coisa que lembra nossa infância, como aulas depois do almoço e séries de televisão que assistíamos depois de comer e que são sempre do mesmo jeito. Você dorme, acorda e consegue continuar acompanhando a história”, explicou.
A brincadeira que gera milhares de visualizações todos os dias também é um experimento publicitário, afirma, embora esclareça que o “Napflix” não é uma campanha e que seus criadores não gastaram ou receberam dinheiro pelo serviço. No entanto, afirma, poderia ser a campanha publicitária de um fabricante de colchões.