Comportamento

Marina Mori

Crianças devem, sim, ajudar nas tarefas domésticas

Marina Mori
13/04/2017 20:00
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Incentivar uma criança de cinco anos de idade a ajudar em algumas tarefas domésticas, como regar as plantas e organizar os próprios brinquedos pode parecer cedo demais, certo? Pelo contrário. É nessa fase que as crianças começam a desenvolver noções de responsabilidade e, assim, o momento se torna ideal para que os pais mostrem aos filhos a importância de certos hábitos.
A atribuição de algumas tarefas diárias desperta na criança o sentimento de autoconfiança e o senso de colaboração, explica a psicanalista Juliane Kravetz. Ao guardar seus materiais escolares e brinquedos, por exemplo, os pequenos aprendem a cuidar dos próprios pertences enquanto fortalecem o vínculo de convivência com os pais.
Ao mesmo tempo, é importante garantir que tudo seja feito com diversão, já que nessa fase as crianças precisam brincar diariamente para estimular o desenvolvimento e a criatividade. “Essas responsabilidades são, antes de tudo, atividades e não devem ser encaradas como uma obrigação excessiva. Para incentivar a criança, os pais podem incluir os filhos em tarefas do dia a dia, como ajudar a organizar e dobrar as roupas e regar as plantas”, diz Juliane.
Outras atividades, como dar ração aos pets e ajudar a por a mesa para as refeições – sempre certificando-se de que a criança não manuseie objetos pesados e perigosos, como pratos de porcelana e talheres – são algumas das tarefas que os pequenos têm capacidade de realizar, mas sempre acompanhados dos pais ou responsáveis.
Sem forçar o aprendizado
A especialista lembra que o incentivo à criança jamais deve ser posto como uma ordem. Em vez de forçar seu filho a guardar os materiais escolares na mochila, por exemplo, realize a tarefa junto com ele, explicando carinhosamente porque é preciso manter a organização dos seus pertences. Além disso, faça com que a criança se sinta importante na realização da tarefa; assim, ela associará a ação a algo positivo.
O mesmo vale caso a criança se recuse a colaborar. Juliane reforça que a participação dos pais é essencial, assim como a rotina. “Ao longo do tempo, a criança se adapta às tarefas no cotidiano e de repente isso se torna automático. É um processo e cada criança responde de um jeito.”

Cada idade, uma tarefa certa

Confira as tarefas específicas para cada faixa etária sugeridas pela Escola Montessori:
Dos dois aos três anos
– Guardar os próprios brinquedos em caixas;
– Guardar os livros na estante do quarto;
– Colocar a roupa suja dentro do cesto;
– Ajudar a levar alguns pratos (de plástico ou materiais que não quebram) para a mesa;
– Tirar o pó de algumas superfícies do quarto;
Dos quatro aos cinco anos
– Colocar a ração no pote do animal de estimação da família;
– Arrumar os brinquedos no quarto;
– Ajudar a arrumar a cama;
– Ajudar a secar a louça;
– Regar as plantas da casa;
– Preparar um lanche simples;
Dos seis aos sete anos
– Recolher o lixo pela casa;
– Dobrar toalhas;
– Ajudar a varrer o chão;
– Preparar uma salada simples;
– Descascar batatas e cenouras;
– Substituir rolo de papel higiênico;
Dos oito aos nove anos
– Ajudar a lavar a roupa;
– Estender e dobrar a roupa seca;
– Tirar pó de móveis maiores;
– Guardar as compras;
– Ajudar no preparo de refeições maiores;
– Levar o cachorro para passear;
– Limpar toda a mesa.
Dos 10 aos 11 anos
– Limpar o banheiro;
– Passar o aspirador nos tapetes;
– Limpar a cozinha;
– Buscar a correspondência;
– Aprender a costurar pequenos remendos;
A partir dos 12 anos
– Ajudar a passar roupa;
– Ajudar nas compras da casa;
– Limpar vidros e janelas;
– Ajudar mais ainda no preparo das refeições;
– Pintar paredes;
– Fazer um bolo;
– Tomar conta dos irmãos mais novos.
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