Comportamento

Talita Boros Voitch

Curitibanos apostam em tradição e adiantam decoração de Natal

Talita Boros Voitch
18/11/2017 18:18
Thumbnail

Joane Mathias (ao centro de amarelo) ao lado da avó Jurema (90 anos), dos filhos Gabriel, Manuela e Debora (4, 2 e 14 anos) e o marido Daniel.

A pouco mais de um mês do Natal, os curitibanos mostraram que já estão preparados para a data. Apegados à tradição de reunir a família, a maioria planeja uma noite junto aos filhos, pais e outros parentes para celebrar um dos feriados católicos mais importantes do ano.
A maioria das famílias que conversou com o Viver Bem na tarde chuvosa deste sábado (18), no ParkShoppingBarigui, afirmou que já decorou sua casa com luzinhas coloridas e montou o pinheirinho. “Nós esperamos passar o feriado de Finados para montar a decoração. As compras deixamos mais para frente, mas o espírito natalino nos pega já no começo de novembro”, diz Joane Mathias, de 32 anos, ao lado dos filhos, do marido e da avó.
Caroline, o filho Luís Fernando, de 2 anos, e o marido.
Caroline, o filho Luís Fernando, de 2 anos, e o marido.
Nos corredores do shopping muitas pessoas já carregavam sacolas com presentes. Quem estava com crianças esperava pacientemente nas filas para tirar foto com o Papai Noel ou para brincar no trenzinho que faz parte da decoração de Natal do shopping.
Na casa da psicóloga Caroline Ferreira, de 41 anos, o clima natalino começa logo após o feriado do último dia 15, da Proclamação da República. “Faço tudo mais cedo para as crianças aproveitarem. A tradição lá em casa é reunir a família dos dois lados e comemorar o Natal todos juntos”, diz.
Marina Kiska com os filhos Davi, de 11 meses, e Cauê, de 4 anos, e sua mãe.
Marina Kiska com os filhos Davi, de 11 meses, e Cauê, de 4 anos, e sua mãe.
Reunir a família na noite do dia 24 parece que é ponto pacífico entre os curitibanos. Nenhum dos entrevistados disse que planejava algo diferente da tradicional ceia com os familiares mais próximos. “Nós reunimos a família, rezamos e cantamos na noite de Natal. Prezamos pelas tradições”, conta a bióloga Marina Kiska, de 34 anos.
O Natal de 2017 será o primeiro de Alekssayeva Engelmane, de 29 anos, e do marido na casa nova e junto com a filha Bella, de 10 meses. “Eu nunca tive o hábito de montar decoração de Natal, mas nesse ano vamos fazer por causa dela”, diz.
Alekssayeva Engelmane, o marido e a filha Bella, de 10 meses.
Alekssayeva Engelmane, o marido e a filha Bella, de 10 meses.
LEIA TAMBÉM