Comportamento

Raquel Derevecki

Desafio dos 10 anos viraliza: já postou seu antes e depois?

Raquel Derevecki
16/01/2019 12:34
Thumbnail

A atriz e produtora de cinema Laura Jean Reese Witherspoon aceitou o desafio e publicou nas redes sociais uma foto sua há 10 anos e atualmente. Foto: Reprodução/ Instagram

Aos poucos, as barras de rolagem do Facebook, Twitter e do Instagran estão sendo tomadas por um novo desafio. No entanto, diferente de outros como o #BirdBoxChallenge – em que pessoas se arriscavam  fazendo atividades do dia a dia com os olhos vendados para copiar a trama do filme “Bird Box” –,  a nova moda não tem semelhança com séries de TV e nem coloca os adeptos em risco.
Basta publicar uma foto sua de antes e depois, com 10 anos de diferença. As colagens começaram a aparecer nas redes sociais essa semana, quando inúmeras celebridades internacionais e nacionais aderiram à brincadeira “10 Year Challenge”, que significa “Desafio dos 10 anos”. A moda rapidamente se espalhou pelo mundo e, até a manhã dessa quarta-feira (16), quase 2 milhões de postagens já haviam sido realizadas no Instagram com a hashtag #10yearchallenge.
Mas o que está por trás da nova brincadeira? Há quem acredite que o desafio começou com o sentimento de saudade ou ainda porque foi aproximadamente nessa época que as câmeras de celulares melhoraram, possibilitando fotos com melhor qualidade. No entanto, usuários como a blogueira Naiara Araújo, de 26 anos, viram na brincadeira uma oportunidade de reflexão.

“No começo eu achei que seria só encontrar uma foto de 10 anos atrás e comparar com uma atual, mas o desafio foi muito mais que isso. Minha vida mudou muito e não foram só as mudanças que vemos na foto. Eu sou uma nova versão da Naiara de 10 anos atrás”, afirmou a paulista, que mora atualmente na Espanha. 

Segundo ela, a garota de 16 anos que aparece na publicação em seu Instagram é outra pessoa, já que tratava-se de uma adolescente frustrada com seu corpo, com o cabelo e com a vida. “Eu era muito insegura e tinha medo de não ser feliz. Hoje, amo o meu corpo, o meu cabelo, a pessoa que eu sou e a minha trajetória até aqui”.
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal
Assim como ela, a médica oftalmologista Marcela de Cassia Barreira, de 34 anos, também aproveitou o desafio para olhar as conquistas e desafios que precisou enfrentar na última década. “Não foi fácil. Eu estava terminando minha faculdade quando recebi a notícia de que minha irmã mais nova estava com câncer de mama. Aí decidi sair de Curitiba para viver em São Paulo e cuidar dela”, recorda.
Para acompanhar a irmã Alessandra Cristina Barreira nas consultas e sessões de quimioterapia, a médica precisou  trabalhar todos os finais de semana e ainda se organizar para frequentar as aulas da especialização em neuroftalmologia.

“Infelizmente, minha irmã teve metástase e faleceu aos 30 anos de idade. Apesar de tudo, vivemos momentos incríveis e intensos e eu não trocaria esses anos com ela por absolutamente nada no mundo”, relatou Marcela, que enfrentou as dificuldades e conseguiu montar seu consultório na capital paulista. 

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal
Segundo a psicóloga Semiramis Maria Vedovatto, do Conselho Regional de Psicologia do Paraná, esse exercício de parar e olhar para os últimos dez anos é uma excelente oportunidade trazida pelo desafio. “Veja onde você estava e onde você está”, incentiva. Além disso, a reflexão também é válida para verificar as metas que não foram alcançadas e entender os motivos que barraram tais conquistas.

“Se você não avançou muito, não se atenha ao passado, mas pense no que pode fazer para alcançar isso no futuro. Afinal, quem olha muito para trás acaba ficando com medo e o que precisamos é olhar para frente com esperança”, pontua.

No entanto, ainda que o desafio traga essa oportunidade de reflexão, a postagem de fotos também abre espaço para críticas estéticas e, por isso, os participantes da brincadeira devem estar preparados para receber comentários positivos e negativos a respeito de seu aspecto físico. “Alguns vão dizer que você envelheceu, engordou ou, no caso das celebridades, passou por diversos procedimentos estéticos para se conservar”, alerta. Por isso, é importante ir além da estética e aproveitar a reflexão provocada por meio dessa experiência.

O desafio

Para participar do novo desafio, basta escolher uma foto sua de 2009 e outra deste ano. Após a seleção, publique a colagem com as hashtags #2009vs2019 ou #10yearchallenge. No Brasil, também é possível usar a hashtag #desafio10anos.
LEIA MAIS: