Comportamento

Felipe Martins, especial para a Gazeta do Povo

Confira seis dicas para uma selfie perfeita

Felipe Martins, especial para a Gazeta do Povo
15/02/2017 09:00
Thumbnail
Agregar todos – sejam amigos ou família – em uma única imagem nunca foi tão fácil. Até mesmo mostrar ao mundo os inúmeros lugares e momentos que participamos e estivemos, num ato que muitos podem taxar como narcisismo puro. Ainda assim, a versatilidade das selfie nos ajuda e, ainda que muitos não gostem, por que não aprimorar ainda mais a técnica?
Sendo a selfie uma fotografia, nada melhor do que fotógrafos para dar dicas de como alcançar a perfeição. Conversamos com três profissionais da equipe de fotógrafos da Gazeta do Povo, que se uniram em um brainstorm para definir o que é preciso para construir a selfie perfeita. Confere aí!
  • Boa iluminação: Procure um local bem iluminado, preferencialmente com luz natural. Se o uso do flash for necessário, a dica é utilizar um papel branco – que pode ser até um guardanapo – para atenuar a iluminação, evitando o fundo escuro contrastando com muita luz branca no rosto.
  • E a pose? Evite expressões faciais forçadas, pois pode ser que você vire motivo de piadas! Relaxe, procure ser natural. E atenção aos ângulos: a distância do rosto e a posição em que a foto é batida podem engordar ou emagrecer o retratado!
  • Equipamentos: dá pra registrar selfies apenas tendo uma câmera ou smartphone, mas alguns acessórios ajudam a dar um ‘up’ na foto. Desde o pau-de-selfie às várias lentes (olho de peixe, macros, grande angulares..), passando por capinhas protetoras com luzes especiais, são diversos itens que agregam valor ao retrato.
  • Um bom local é importante para que a selfie não revele demais. Se você quer usar o espelho do banheiro para ter uma ideia de como a foto vai sair, só se lembre de que, muito provavelmente, o banheiro vai te acompanhar no registro do momento. Se o cenário for dentro de casa, cheque se está tudo ajeitado, e pense no ambiente em que você está inserido!
  • Hora de editar! Os smartphones e os próprios apps (Instagram e Flickr) ofertam filtros para as fotos. Dá pra suavizar sombras, intensificar cores. O importante é não exagerar para não estragar, e ter um tempo para tratar a imagem antes de postar nas redes sociais.
  • Conte uma história, afinal, as fotos servem para isso! Assim como o local importa, é importante pensar o que vai ser retratado. Pessoas, coisas, momentos – “boas fotos suscitam boas conversas e podem dar temas interessantes para conversar com os amigos”, como sugere o fotógrafo Antônio More. Seja criativo, e sorria para a foto!

Leia mais:

Finalmente, uma razão para usar um pau de selfie!

Celular “indiscreto” estraga foto oficial em casamento

Fotógrafa retrata os efeitos do tempo em cães, em projeto emocionante